RITA PEREIRA DOS SANTOS. TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS DE CLASSES POPULARES: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. 01/06/2005

1v. 112p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

Orientador(es): LUIZ CARLOS CERQUINHO DE BRITO

Biblioteca Depositaria: PPGE/FACED

 

Palavras - chave:

classes populares; educação de jovens e adultos;

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

LUIZ CARLOS CERQUINHO DE BRITO

 

Linha(s) de pesquisa:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PROCESSOS DE TRABALHO E NOVAS TECNOLOGIAS NA REGIÃO AMAZÔNICA  História da Educação na Região Amazônica. Processo histórico da Educação/ Sociedade/ Estado pela mediação constitucional e leis do ensino. Processo sócio-histórico da educação, do trabalho e da tecnologia.

           

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FAPEAM

 

Dependência administrativa

            Federal

 

Resumo tese/dissertação:

O presente estudo analisa a trajetória de escolarização da população das classes populares, com ênfase nos jovens, estudantes noturnos da educação de jovens e adultos da Zona Leste de Manaus. Destacamos as relações dos sujeitos das classes populares com o mundo do trabalho, com as mudanças sociais e com as condições de desigualdades imbricados nos tempos destinados a escolarização. Destaca as projeções individuais de experiência escolar e as perspectivas de inserção ao mundo do trabalho, frente aos obstáculos de escolarização. Os trajetos escolares dos jovens revelaram um percurso de reprovação e abandono marcado desde a infância. A modalidade da educação de jovens e adultos torna-se alternativa mais comum para esse grupo na busca de assenção social. O estudo evidencia que é fundamental a compreensão e análise das relações sociais e suas implicações na trajetória de escolarização dos sujeitos. Utilizou-se neste trabalho uma abordagem qualitativa através da observação participativa que possibilitou compreender o contexto de vivência e convivência das classes populares.