RITA PEREIRA DOS SANTOS. TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS DE
CLASSES POPULARES: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E
TRABALHO. 01/06/2005
1v. 112p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): LUIZ CARLOS CERQUINHO DE BRITO
Biblioteca Depositaria: PPGE/FACED
Palavras - chave:
classes populares; educação de jovens e adultos;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
LUIZ CARLOS CERQUINHO DE BRITO
Linha(s) de pesquisa:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PROCESSOS DE TRABALHO E NOVAS TECNOLOGIAS NA REGIÃO AMAZÔNICA História da Educação na Região Amazônica. Processo histórico da Educação/ Sociedade/ Estado pela mediação constitucional e leis do ensino. Processo sócio-histórico da educação, do trabalho e da tecnologia.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FAPEAM
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo analisa a trajetória de escolarização da população das classes populares, com ênfase nos jovens, estudantes noturnos da educação de jovens e adultos da Zona Leste de Manaus. Destacamos as relações dos sujeitos das classes populares com o mundo do trabalho, com as mudanças sociais e com as condições de desigualdades imbricados nos tempos destinados a escolarização. Destaca as projeções individuais de experiência escolar e as perspectivas de inserção ao mundo do trabalho, frente aos obstáculos de escolarização. Os trajetos escolares dos jovens revelaram um percurso de reprovação e abandono marcado desde a infância. A modalidade da educação de jovens e adultos torna-se alternativa mais comum para esse grupo na busca de assenção social. O estudo evidencia que é fundamental a compreensão e análise das relações sociais e suas implicações na trajetória de escolarização dos sujeitos. Utilizou-se neste trabalho uma abordagem qualitativa através da observação participativa que possibilitou compreender o contexto de vivência e convivência das classes populares.