MARIA LUIZA COELHO SANTOS CARVALHO. A AÇÃO ALFABETIZADORA DO COLETIVO
DE ALFABETIZADORES POPULARES DA REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA. 01/11/2000
1v. 160p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE
Palavras - chave:
ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO ADULTOS, CAPOREC - ITABUNA (BA)
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
SEVERINO JOSÉ DE LIMA
Linha(s) de pesquisa:
4.3 HISTÓRIA DA MODERNIDADE EDUCACIONAL E CULTURAL BRASILEIRA ORIENTA-SE PARA ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DAS PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS, MOVIMENTOS E AGENTES SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, TRAJETÓRIAS DE VIDA, GÊNERO E LITERATURA, POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com o objetivo de reconstituir a trajetória histórica de um programa alternativo de educação de adultos, o Coletivo de Alfabetizadores da Região Cacaueira da Bahia - CAPOREC -. Sintetiza um estudo qualitativo, de caráter analítico, dos motivos que levaram os diversos segmentos da sociedade civil dessa região a encampar uma proposta de alfabetização popular destinada a jovens e adultos, fundamentada no aporte teórico do método Paulo Freire e nas contribuições de Emília Ferreiro. Nossa investigação se orientou para as seguintes questões: a reconstituição dos antecedentes históricos do CAPOREC, a identificação dos atores sociais que estiveram presentes no processo de construção e desenvolvimento desta instituição e as principais dificuldades enfrentadas por esse movimento social. O estudo permitiu verificar que a intervenção política do CAPOREC na prática social educativa destinada a jovens e adultos, apesar dos limites, representou o esforço da cidadania ativa de grupos organizados da sociedade civil na permanente luta de proporcionar aos indivíduos das distintas classes sociais, sobretudo os da classe subalternas, a possibilidade de esclarecimento e de conhecimento de seus direitos e deveres em direção da transformação social. A ação alfabetizadora é concebida na proposta do projeto, como um processo dialógico de construção do conhecimento que transforma os sujeitos sociais em agentes transformadores de sua realidade social.