Katia Maria da Silva. Programa de Formação de Professores
Alfabetizadores (PROFA) e a formação do professor alfabetizador de jovens e
adultos no município de União dos Palmares/Alagoas. 2007
1v. 92 p. Mestrado. UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS.
Orientador(es): TANIA MARIA DE MELO
MOURA E MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações UFAL
Palavras - chave:
Educação e Alfabetização de Jovens e
Adultos; Políticas Públicas; Programa de Formação de Professores; Competência
Profissional.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca
examinadora:
TANIA MARIA DE MELO MOURA
MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
LUIZ GONZAGA GONÇALVES
Linha(s) de pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Neste trabalho fazemos
uma avaliação da influência do Programa de Formação de Professores
Alfabetizadores PROFA - na formação de professoras
alfabetizadoras de jovens e adultos, o qual atendeu aos professores da
rede pública municipal, especificamente em União dos Palmares (Alagoas), no
período de 2000 a 2001. Para realizar a investigação, lançamos mão da pesquisa
qualitativa de natureza exploratória envolvendo o estudo teórico, as técnicas
de análise documental e entrevistas. Esta última foi realizada com duas
alfabetizadoras, que participaram integralmente do PROFA e permanecem
lecionando nas salas de aulas de jovens e adultos. Por meio das
entrevistas foi possível captar as concepções das alfabetizadoras em torno da
categoria competências - base teórica do PROFA - e analisar o papel do referido
Programa na aquisição das sub-competências
pelas alfabetizadoras. O tratamento e análise dessas categorias foram possíveis
através da fundamentação teórica estudada. O percurso metodológico vivenciado
nos garantiu atingir o objetivo geral da pesquisa: analisar a influência do
PROFA na formação dos professores/alfabetizadores de jovens e adultos e o conseqüente reflexo na administração de sua própria
formação continuada e os objetivos específicos; analisar as políticas
governamentais que anunciam oportunizar, às professoras, acompanhamento técnico
e materiais, possibilitando-lhes condições reais de administrarem sua própria
formação; identificar a dimensão das políticas públicas educacionais
brasileiras em consonância com a política econômica e social do modelo de
política neoliberal na formação dos professores; analisar a relação existente
entre o Plano Nacional de Educação e os Programas de Formação PCN e PROFA;
avaliar a "competência de administrar sua própria formação continuada"
a partir das falas das professoras/alfabetizadoras de jovens e adultos na rede
de União dos Palmares. O resultado da investigação, ao tempo que nos mostra a
falta de acompanhamento pedagógico nas formações continuadas em serviço na rede
municipal de educação deve oportunizar políticas públicas que auxiliem os
professores/alfabetizadores na sua conquista de condições materiais e
profissionais para poderem "administrar sua própria formação
contínua". Por outro lado, abre espaços para a continuidade de estudos nessa
área.