Katia Maria da Silva. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) e a formação do professor alfabetizador de jovens e adultos no município de União dos Palmares/Alagoas. 2007

 

1v. 92 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.                   

 

Orientador(es): TANIA MARIA DE MELO MOURA E MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações UFAL

 

 

Palavras - chave:

 

Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos; Políticas Públicas; Programa de Formação de Professores; Competência Profissional.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:                                                                                                                    

 

TANIA MARIA DE MELO MOURA                                                                                             

 

MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS

 

ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO                                                                                              

 

LUIZ GONZAGA GONÇALVES

 

Linha(s) de pesquisa:

 

Não foi informado pela autora no trabalho.

 

Dependência administrativa                                                                                           

 

Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Neste trabalho fazemos uma avaliação da influência do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores PROFA - na formação de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos, o qual atendeu aos professores da rede pública municipal, especificamente em União dos Palmares (Alagoas), no período de 2000 a 2001. Para realizar a investigação, lançamos mão da pesquisa qualitativa de natureza exploratória envolvendo o estudo teórico, as técnicas de análise documental e entrevistas. Esta última foi realizada com duas alfabetizadoras, que participaram integralmente do PROFA e permanecem lecionando nas salas de aulas de jovens e adultos. Por meio das entrevistas foi possível captar as concepções das alfabetizadoras em torno da categoria competências - base teórica do PROFA - e analisar o papel do referido Programa na aquisição das sub-competências pelas alfabetizadoras. O tratamento e análise dessas categorias foram possíveis através da fundamentação teórica estudada. O percurso metodológico vivenciado nos garantiu atingir o objetivo geral da pesquisa: analisar a influência do PROFA na formação dos professores/alfabetizadores de jovens e adultos e o conseqüente reflexo na administração de sua própria formação continuada e os objetivos específicos; analisar as políticas governamentais que anunciam oportunizar, às professoras, acompanhamento técnico e materiais, possibilitando-lhes condições reais de administrarem sua própria formação; identificar a dimensão das políticas públicas educacionais brasileiras em consonância com a política econômica e social do modelo de política neoliberal na formação dos professores; analisar a relação existente entre o Plano Nacional de Educação e os Programas de Formação PCN e PROFA; avaliar a "competência de administrar sua própria formação continuada" a partir das falas das professoras/alfabetizadoras de jovens e adultos na rede de União dos Palmares. O resultado da investigação, ao tempo que nos mostra a falta de acompanhamento pedagógico nas formações continuadas em serviço na rede municipal de educação deve oportunizar políticas públicas que auxiliem os professores/alfabetizadores na sua conquista de condições materiais e profissionais para poderem "administrar sua própria formação contínua". Por outro lado, abre espaços para a continuidade de estudos nessa área.