Cecília Nascimento Martins. Metodologias
da alfabetização de adultos: análise de resultados e experiências. 01/10/2002
1v. 93p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar
Email do autor:
cecilia_martins@uol.com.br
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos
Área(s) do conhecimento: ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
Vera Maria Masagão Ribeiro
Linha(s) de pesquisa:
Processos de Ensino e Aprendizagem Consiste na investigação, numa perspectiva hist.-evolutiva, da epistemologia e de seus aspectos didático-metodol., relacionados ao processo ensino-aprend., em situações de educação formal e informal, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, nas dive
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Tendo por objeto de investigação o método de alfabetização de jovens e adultos, o objetivo desse estudo foi analisar como uma referência teórica, a teoria psicolingüística de Emília Ferreiro, têm sido usada por alfabetizadores de jovens e adultos na organização de seus métodos de ensino da leitura e escrita. Para discutir esse tema adotou-se uma referência que trata da relação dialética entre teoria e prática, seja na atividade cotidiana e científica, seja na atividade educacional. Também tomou-se como referência a discussão sobre letramento e a questão da alfabetização como objeto de natureza lingüística. Sobre a teoria psicolingüística de Emília Ferreiro, abordou-se sua filiação teórica, as técnicas de pesquisa, as características dos níveis de conceitualização sobre a leitura e a escrita e suas idéias a respeito do papel da escola na aprendizagem do código escrito. O pensamento de Paulo Freire é abordado como a principal referência para a educação de jovens e adultos. O método de pesquisa utilizado foi a análise temática de dois documentos em que duas professoras relatam suas experiências de ensinar a leitura e a escrita para jovens e adultos. Os resultados da análise revelam que as duas professoras demonstraram conhecimento sobre a nova teoria, mas não esclarecem como as informações a respeito dos níveis de conceitualização sobre a leitura e a escrita de seus alunos, determinaram a organização de seus métodos de alfabetização. Foi possível observar que algumas atividades e técnicas de ensino das duas professoras tiveram origem em procedimentos usados por Emília Ferreiro em suas investigações, como também em algumas de suas indicações metodológicas, mas as professoras não justificam os procedimentos a partir do referencial que adotaram. Quanto às demais atividades e técnicas, também não há informações a respeito de suas origens e fundamentos. A falta ou a escassez de esclarecimentos quanto aos objetivos e origem das técnicas e atividades podem ter como causas: uma cautela na divulgação dos métodos para que estes não fossem utilizados como passos pré-estabelecidos; uma dificuldade real de justificar ações e atividades a partir da nova teoria; os critérios de seleção sobre o que deveria ser relatado, privilegiaram algumas informações em detrimento de outras.