Maria José Poloni. Educação de
jovens e adultos: do discurso legal ao real. 01/12/2005
1v. 201p. Mestrado. UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - SEMIÓTICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Orientador(es): Cidmar Teodoro Pais
Biblioteca Depositaria: Universidade Braz Cubas
Palavras - chave:
educação; supletivo e direito
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Alba Lúcia Romeiro Tambelli
Cidmar Teodoro Pais
Rosália Maria Netto Prados
Linha(s) de pesquisa:
O papel das multilinguagens das tecnologias da inform na educação Engloba as pesquisas e a criação de materiais pedagógicos coetâneos às linguagens das tecnologias da informação nas quais eles são pensados
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Tendo em vista o crescente número de alunos que nos últimos anos passaram a freqüentar a escola na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), este estudo tem por objetivo contemplar uma abordagem histórica da EJA; demonstrar aspectos quantitativos e qualitativos referentes à situação atual dessa modalidade de ensino no país; recorre à análise do discurso legal, para expor questões referentes ao "direto à educação", enquanto análise complementar; bem como investiga as causas que leva jovens e adultos a interromperem seus estudos à época adequada; as causas de seu retorno à escola, via EJA; contribuições e possibilidades advindas com a realização desse curso. Tal investigação concretiza-se através da aplicação de questionário aos alunos das 5ª.e 8ª. séries da EJA, de uma escola pública estadual, localizada no município de Mauá. Os dados coletados estão agrupados em tabelas e representados por gráficos, permitindo a análise dos mesmos através da relação deles com o "direito à educação" e o- - finalidades da educação no país, expressas na legislação pertinente. A base teórica que permeia todo o trabalho fundamenta-se em estudos que precederam e continuam a investigar a EJA, dentre eles os de Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Vanilda Paiva, Moacir Gadotti, Paulo Freire, Carlos Alberto Torres, José Eustáquio Romão, Celso de Rui Beisiegel, Stela C. Bertholo Piconez. Os jovens e adultos apontaram as causas que levaram à interrupção dos estudos e as que motivaram o retorno, as quais, na sua maioria, caracterizam-se pela exigência do mercado de trabalho.