Marcos Antonio Macedo das Chagas. Educação de jovens e adultos: a experiência do PEJ no município do Rio de Janeiro.. 01/05/2003

 1v. 173p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Alicia Maria Catalano de Bonamino

 Biblioteca Depositaria: BS de Educação

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos, educação popular, trabalho.

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Lia Ciomar Macedo de Faria

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação, Relações Sociais e Construção Democrática  Esta linha de pesquisa investiga as diversas estratégias voltadas para a democratização da educação básica: infantil, fundamental, média e de jovens e adultos. Inclui tanto a análise de políticas macrossociais quanto a avaliação de prática

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:  CAPES

 

Dependência administrativa  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Como, desde o início republicano no Brasil, a educação de adultos tem seu núcleo assentado na educação popular e esta, freqUentemente, tem se ressentido de programas permanentes, a escolaridade de jovens e adultos pouco tem avançado no sentido de sua superação. Por outro lado, é constante em nossa história uma educação de adultos, supletiva, organizada em função das demandas do mercado de trabalho. Com a crise de empregabilidade acentuada a partir dos anos 90, situação que levou a extinção de centenas de postos de trabalho, a educação de adultos tem mudado de foco. O avanço do neoliberalismo, dando ênfase a trabalhadores polivalentes, empreendedores, autônomos e flexíveis tem classificado como obsoleta e retrógrada as conquistas trabalhistas do passado que, de alguma forma, protegiam o trabalho contra a desigualdade promovida pelo capital. Denunciando tais conquistas como responsáveis pela crise do capitalismo, tornava- se necessário afastar da escassa oferta de trabalho aqueles trabalhadores que simbolizavam uma época de avanços e unidade de classe. Para tanto, a partir da década de 80, no Brasil, será recuperado e trazido ao cenário, como ícone desses "novos tempos" o indivíduo jovem. Essas ações de trabalho, por estarem vinculadas a história da educação de adultos, nos moveram para pesquisar como o fenômeno da juvenilização vem se revelando no interior da EJA. Como a Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, tem um programa de educação fundamental, denominado Projeto de Educação Juvenil (PEJ), decidimos direcionar nossos estudos buscando apreender como está se estruturando, no interior deste Projeto, as relações entre jovens e adultos.