Roselaine Machado Albernaz. Problematizando a prática pedagógica do Ensino Médio para adultos: espaço de possibilidade para uma formação integral?. 01/04/2005

1v. 135p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Orientador(es): Débora Pereira Laurino

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da FURG e Biblioteca Setorial do PPGEA

 

Palavras - chave:

Edycação Ambiental; Ensino Médio; Educação de Adultos    

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Beatriz Maria Zanchet

           

Linha(s) de pesquisa:

Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores  Ambientalização do Currículo. Propostas para diferentes áreas da Educação formal. Formação inicial e continuada de professores como agentes construtores do currículo ambientalizado escolar. Formulação de políticas públicas.       

 

Dependência administrativa

 Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Proposta do Ensino Médio para Adultos (EMA), implantada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET/Pelotas), instigou a realização dessa pesquisa no sentido de apreender, através do depoimento de professores entrevistados, aspectos das práticas pedagógicas desenvolvidas no EMA que oportunizam a formação dos adultos trabalhadores na direção de uma melhor compreensão do mundo à sua volta. A pesquisa procura dar visibilidade ao contexto social e educacional onde emergem as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como tenta mostrar a necessidade de um nov paradigma para se pensar a educação brasileira. Inseriu-se, também, a relação educação-trabalho na discussão da EJA pois ela configura-se, na formação humana, como um processo contraditório marcado por valores capitalistas. Aproximou-se a lente de análise para os depoimentos dos professores para discutir os achados empíricos investigativos e o referencial teórico adotado. Por trata-se de um estudo que envolve a EJA, encontramos suporte teórico nos estudos de Freite (1991, 1995, 1996), Kuenzer (2002), Loureiro (2004), Morin (2001a, 2001b), Ramos (2002) e Santos (1998). A análise dos dados permitiu-nos explicitar algumas categorias que estiveram presentes na prática pedagógica e que se constituem, em alguma medida, como pressupostos possíveis para alicerçar uma proposta de educação de adultos que esteja comprometida com a formação integral do homem.