Roselaine Machado Albernaz. Problematizando
a prática pedagógica do Ensino Médio para adultos: espaço de possibilidade para
uma formação integral?. 01/04/2005
1v. 135p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientador(es): Débora Pereira Laurino
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da FURG e Biblioteca Setorial do PPGEA
Palavras - chave:
Edycação Ambiental; Ensino Médio; Educação de Adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Beatriz Maria Zanchet
Linha(s) de pesquisa:
Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores Ambientalização do Currículo. Propostas para diferentes áreas da Educação formal. Formação inicial e continuada de professores como agentes construtores do currículo ambientalizado escolar. Formulação de políticas públicas.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Proposta do Ensino Médio para Adultos (EMA), implantada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET/Pelotas), instigou a realização dessa pesquisa no sentido de apreender, através do depoimento de professores entrevistados, aspectos das práticas pedagógicas desenvolvidas no EMA que oportunizam a formação dos adultos trabalhadores na direção de uma melhor compreensão do mundo à sua volta. A pesquisa procura dar visibilidade ao contexto social e educacional onde emergem as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como tenta mostrar a necessidade de um nov paradigma para se pensar a educação brasileira. Inseriu-se, também, a relação educação-trabalho na discussão da EJA pois ela configura-se, na formação humana, como um processo contraditório marcado por valores capitalistas. Aproximou-se a lente de análise para os depoimentos dos professores para discutir os achados empíricos investigativos e o referencial teórico adotado. Por trata-se de um estudo que envolve a EJA, encontramos suporte teórico nos estudos de Freite (1991, 1995, 1996), Kuenzer (2002), Loureiro (2004), Morin (2001a, 2001b), Ramos (2002) e Santos (1998). A análise dos dados permitiu-nos explicitar algumas categorias que estiveram presentes na prática pedagógica e que se constituem, em alguma medida, como pressupostos possíveis para alicerçar uma proposta de educação de adultos que esteja comprometida com a formação integral do homem.