Rosália de Oliveira Soares. Interferências
na fala espontânea na produção escrita: uma análise de textos escritos por
alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio. 01/09/2006
2v. 82p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - LETRAS: LINGÜÍSTICA E TEORIA LITERÁRIA
Orientador(es): Samuel Pereira Campos
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial
Palavras - chave:
gêneros textuais. ensino-aprendizagem. linguagem oral
Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA
Banca examinadora:
Samuel Pereira Campos
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho fundamentado na lingüística textual e nas noções de gêneros textuais, consiste em análises da interferência da linguagem oral em textos escritos por alunos do ensino médio, em turmas de aceleração do estudo. O objetivo final é sugerir reflexões sobre a (in)eficiência dos métodos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa atualmente, devido a concepções errônes sobre algumas questões, tais como o letramento e gêneros textuais. Para se obter uma melhoria efetiva no domínio da linguagem escrita, levanta-se a hipótese de que é necessário dispensar mais tempo em sala de aula para o ensino-aprendizagem de textos orais dos chamados gêneros públicos.