Rosália de Oliveira Soares. Interferências na fala espontânea na produção escrita: uma análise de textos escritos por alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio. 01/09/2006

 2v. 82p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - LETRAS: LINGÜÍSTICA E TEORIA LITERÁRIA

 Orientador(es): Samuel Pereira Campos

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial

 

Palavras - chave:

 gêneros textuais. ensino-aprendizagem. linguagem oral

 

Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA

 

Banca examinadora: 

 Samuel Pereira Campos

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho fundamentado na lingüística textual e nas noções de gêneros textuais, consiste em análises da interferência da linguagem oral em textos escritos por alunos do ensino médio, em turmas de aceleração do estudo. O objetivo final é sugerir reflexões sobre a (in)eficiência dos métodos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa atualmente, devido a concepções errônes sobre algumas questões, tais como o letramento e gêneros textuais. Para se obter uma melhoria efetiva no domínio da linguagem escrita, levanta-se a hipótese de que é necessário dispensar mais tempo em sala de aula para o ensino-aprendizagem de textos orais dos chamados gêneros públicos.