Alciane Amorim de Oliveira. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES(AS) DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA). 01/07/2004

 1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - ENSINO DAS CIÊNCIAS

 Orientador(es): João Francisco de Souza

 Biblioteca Depositaria: UFRPE

 

Palavras - chave:

 Formação Continuada; Formação de Professores; Estudo de Caso

 

 

Área(s) do conhecimento: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

 

Banca examinadora: 

 João Francisco de Souza

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação de Professores  Análise das questões teóricas e práticas envolvidas na formação inicial e continuada de professores, com ênfase na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, no ensino fundamental e médio, dentro de uma visão interdisciplinar.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

            A Formação Continuada tem sido objeto de estudo e dabate em todo ambiente de discussão sobre Educação. Esta pesquisa analisou a Formação Continuada dos professores de Ciências Naturais, a partir da ótica dos professores e dos assistentes pedagógicos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), e dos técnicos de ensino da Secretaria de Educação e Cultura de Olinda (SEDO). Nossos objetivos foram: identificar a presença dos pressupostos freireanos na proposta de formação de educadores: caracterizar o processo de Formação Continuada dos professores de ciências naturais, identificar as concepções de Formação Continuada dos atores sociais e analisar o Programa de Formação Continuada no período de 2000 a 2003. Para consecução desses objetivos utilizamos como suporte metodológico à Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 1999), questionários, observações, análise de documentos oficiais e técnicos, referentes aos temas em estudo. Através desses procedimentos, podemos identificar as concepções desses profissionais sobre a Formação Continuada, e o grau de envolvimento dos docentes dos assistentes pedagógicos com esse processo, a nível individual e coletivo. Esta pesquisa nos revelou ainda, que existe um compromisso a nível individual com a Formação Continuada expressada pelo interesse em se manter em constante processo de formação, bem como do padrão de qualificação profissional dos entrevistados. Verificamos ainda, existir nos professores e assistentes pedagógicos, uma preocupação em contemplar a escola como lócus de sua formação, levando em consideração, o contexto social, histórico e cultural da educação de Jovens e Adultos. Concluímos, que existe uma divergência clara entre os entrevistados, no que se refere aos momentos de capacitação. Para professores e assistentes pedagógicos, as capacitações não têm atendido às necessidades específicas da área de Ciências Naturais, nem têm priorizado as especificidades do contexto escolar em estudo. No entanto, os técnicos revelaram existir interesse em promover uma Formação Continuada de qualidade para os professores.