SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

 

 Orientador: Jose Armando Valente

 

 Local: Campinas/SP

 

 Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/86000

 

 Assunto:

 

1. Educação - Brasil

2. Informática na educação

3. Letramento digital

4. Internet na educação

5. Letramento

6. Aprendizagem

 

 Resumo:

 

Numa sociedade ligada à modernidade tecnológica, a população analfabeta fica distante das novas demandas culturais e isso compromete sua cidadania. Com o objetivo de investigar o processo de apropriação de uso da Internet por indivíduos analfabetos, partindo da perspectiva do letramento digital, este estudo procurou analisar as estratégias utilizadas por duas adultas analfabetas na prática de uso da Internet. A base teórica utilizada articula três eixos temáticos: Internet na Educação, Educação e Letramento. A idéia que norteia essa pesquisa é que um indivíduo analfabeto, através do letramento oferecido pelos eventos de uso da Internet, seria capaz de iniciar um processo de apropriação de uso e, conseqüentemente, a aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados analisados evidenciaram que essa apropriação é possível, porém há necessidade de uma mediação, através de pistas, que propiciem a associação da linguagem digital aos seus cotidianos. A linguagem digital, no contexto de uso da Internet, deve oferecer um sentido mais representativo para o usuário analfabeto, favorecendo uma apropriação mais eficiente das formas de comunicação e dos recursos relacionados à interface da Internet. Pôde-se observar, diante das dificuldades apresentadas pelas participantes, que o suporte dado pela linguagem metafórica apresentada pelos ícones e legendas nem sempre possibilitou um sentido adequado às suas funções, como também se apresenta de forma distante de suas realidades. Em termos das estratégias de apropriação, os usos de metáforas e analogias foram essenciais para a compreensão e a interpretação dos eventos. Em suma, os letramentos exigidos, para uma utilização mais autônoma da Internet pelos analfabetos, não só dependem do fator de saber ler e escrever. Este pode favorecer uma apropriação mais rápida, mas ainda faz-se necessária a instauração da junção do interesse ?significativo? com uma interface humano-computador que lhes dê as condições necessárias à sua apropriação, como também, o estabelecimento da possibilidade ao acesso cotidiano dessas tecnologias