MARIA EMÍLIA DE CASTRO RODRIGUES. A PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO AJA EM GOIÂNIA-GO. 01/10/2000

 1v. 250p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): IVONE GARCIA BARBOSA

 Biblioteca Depositaria: UFG

 

Palavras - chave:

 PROJETO AJA - PRÁTICA DOCENTE - ENSINO-APRENDIZAGEM

 

 

Banca examinadora: 

 NEREIDE SAVIANI

 

 WALDERES NUNES LOUREIRO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 ESCOLA E PRÁTICA DOCENTE  Esta linha abrangerá estudos desenvolvidos em Formação de Professores, Ensino Básico, Ensino Superior e Educação em Ciências e em Saúde.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS (EAJA), DO ENSINO NOTURNO, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA QUE PARTICIPAM DO PROJETO AJA. VERTICALIZAMOS NOSSO OLHAR PARA APREENDER A CONFIGURAÇÃO DA PRÁTAICA PEDAGÓGICA ASSUMIDA PELOS EDUCADORES, SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS E O PAPEL QUE DESEMPENHAM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SABERES SIGNIFICATIVOS DO ALUNO DA EAJA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM CARACTERÍSTICAS ETNOGRÁFICAS, CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DA LITERATURA RELACIONADA AO TEMA, DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS, DA COLETA DE DADOS REALIZADA COM A OBSERVAÇÃO EM QUATRO TURMAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS, PROFESSORES E DIRETORA, E ENTREVISTA COM ESTAS ÚTIMAS. ANALISAMOS OS DADOS À LUZ DO REFERENCIAL HISTÓRICO-DIALÉTICO, UTILIZANDO-NOS DE LEITURAS DE AUTORIA DE GRAMSCI, VYGOTSKY, PAULO FREIRE, ARROYO, NÓVOA, ZEICHNER, ELLIOT, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DE NOSSA INVESTIGAÇÃO INDICARAM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. AQUELES PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-DIALÉTICA, NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS, TEM ALCANÇADO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. NA PESQUISA TAMBÉM DESVELOU-SE ALGUNS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA DETERMINAÇÃO DO MOVIMENTO POSSÍVEL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA QUE SE ARTICULA AOS INTERESSES DAS CLASSES POPULARES, NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICO-DEMOCRÁTICA E TRANSFORMADORA.