Maria Luiza Tavares Benicio. PERCURSOS DA FORMAÇÃO; A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO JUVENIL (SME/RJ), NO PERÍODO DE 1995-1997.. 01/04/2006

 1v. 139p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Joanir Gomes de Azevedo

 Biblioteca Depositaria: Central do Gragoatá UFF

 

Palavras - chave:

 formação continuada; experiência; ação política coletiva.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO 

 

Banca examinadora: 

 Carlos Eduardo Ferraço

 

 Eliane Ribeiro Andrade

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Cotidiano da Escola e dos Movimentos Populares  Linha comprometida com a transformação da ordem instituída. Para além de uma modalidade de educação, a educação popular pressupõe novas relações políticas, sociais e humanas, seja na sala de aula, na escola ou nos movimentos populares.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Este trabalho é a memória da experiência de formação em serviço vivida pela autora com as professoras do Programa de Educação Juvenil –PEJ, no período de 1995 a 1997. Esta experiência se fez no âmbito da Rede Pública de Ensino do Município do Rio de Janeiro, no contexto de um Programa onde o desafio de se pensar e fazer uma escola pública a favor de jovens e adultos das camadas populares foi enfrentado com coragem, criatividade e muita luta política por um grupo de profissionais da educação. A autora, que integrava na época a coordenação central do PEJ na SME, faz na pesquisa um resgate da sua própria história de formação, como que para se ver e compreender, e a partir daí vai refletindo sobre suas práticas como “formadora” – os percursos praticados e compartilhados com as professoras, protagonistas nessa experiência e na pesquisa. Por isso, o texto foi produzido em diálogo, do princípio ao fim, com algumas dessas parceiras. Desse diálogo que resgata tantas histórias, a autora vai extraindo e traduzindo os espaços onde a formação foi se dando, os sentidos que a ela foram atribuídos nesta experiência.