Jamilastreia Alves da Silva. Educação de Jovens e Adultos: implicações da presença Freireana na prática pedagógica de alfabetizadores. 2007                         

1v. 142 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – MESTRADO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA                                                                                                                        

Orientador(es): ELIANE DAYSE PONTES FURTADO                                                                            

Biblioteca Depositaria: Repositório Institucional UFC

 

Palavras - chave:                                                                                                          

Concepções freireanas, Educação de Jovens e Adultos, Formação Continuada.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

Banca examinadora:                                                                                                          

ELIANE DAYSE PONTES FURTADO

SÔNIA PEREIRA BARRETO                                                                                                                         

ROSA MARIA BARROS                                                                                                            

LICÍNIO CARLOS LIMA                                                                                                          

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

O presente estudo teve como objetivo analisar a possível relação entre concepções freireanas que fundamentam a formação continuada dos alfabetizadores de Jovens e Adultos no Programa Alfabetização é Cidadania executado pela Universidade Estadual do Ceará e a prática pedagógica dos professores em sala de aula.Caracteriza-se por uma pesquisa intervenção realizada com um número de 5(cinco) sujeitos atuantes na alfabetização de Jovens e Adultos. O trabalho dividiu-se em três etapas.Na primeira etapa ocorreu a obtenção de informações acerca do conhecimento prévio dos sujeitos,na segunda foi feita a formação continuada e na terceira etapa foram realizadas visitas às salas de aula para a observação da incorporação ou não, pelos alfabetizadores das idéias tratadas durante o período de formação. Os resultados apontam para a confirmação da importância da revigorização das idéias do educador Paulo Freire no contexto dos programas relacionados à Educação de Jovens e Adultos. Além disso, há evidências de que: os alfabetizadores possuem dificuldades em efetivar, na prática, as idéias freireanas estudadas nos encontros de formação. Apesar de serem unânimes em afirmar a sua importância para o sucesso da ação pedagógica, existem obstáculos encontrados na tentativa de romper com a educação tradicional, baseada no monólogo e repetição. A falta de embasamento teórico-prático dos alfabetizadores mesmo tendo todos estes já participado de várias capacitações oferecidas no âmbito do Programa, merece maiores reflexões. E, a constatação de mudanças nítidas na postura dos alfabetizadores após os encontros de formação, indicam que a abordagem e metodologia adotadas na intervenção trazem contribuição efetiva à formação continuada dos professores.O presente estudo teve como objetivo analisar a possível relação entre concepções freireanas que fundamentam a formação continuada dos alfabetizadores de Jovens e Adultos no Programa Alfabetização é Cidadania executado pela Universidade Estadual do Ceará e a prática pedagógica dos professores em sala de aula.Caracteriza-se por uma pesquisa intervenção realizada com um número de 5(cinco) sujeitos atuantes na alfabetização de Jovens e Adultos. O trabalho dividiu-se em três etapas.Na primeira etapa ocorreu a obtenção de informações acerca do conhecimento prévio dos sujeitos,na segunda foi feita a formação continuada e na terceira etapa foram realizadas visitas às salas de aula para a observação da incorporação ou não, pelos alfabetizadores das idéias tratadas durante o período de formação. Os resultados apontam para a confirmação da importância da revigorização das idéias do educador Paulo Freire no contexto dos programas relacionados à Educação de Jovens e Adultos. Além disso, há evidências de que: os alfabetizadores possuem dificuldades em efetivar, na prática, as idéias freireanas estudadas nos encontros de formação. Apesar de serem unânimes em afirmar a sua importância para o sucesso da ação pedagógica, existem obstáculos encontrados na tentativa de romper com a educação tradicional, baseada no monólogo e repetição. A falta de embasamento teórico-prático dos alfabetizadores mesmo tendo todos estes já participado de várias capacitações oferecidas no âmbito do Programa, merece maiores reflexões. E, a constatação de mudanças nítidas na postura dos alfabetizadores após os encontros de formação, indicam que a abordagem e metodologia adotadas na intervenção trazem contribuição efetiva à formação continuada dos professores.