Jamilastreia
Alves da Silva. Educação de Jovens e Adultos: implicações da presença Freireana
na prática pedagógica de alfabetizadores. 2007
1v. 142 p.
Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – MESTRADO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Orientador(es): ELIANE DAYSE
PONTES FURTADO
Biblioteca Depositaria: Repositório
Institucional UFC
Palavras - chave:
Concepções freireanas, Educação de
Jovens e Adultos, Formação Continuada.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Banca examinadora:
ELIANE DAYSE PONTES
FURTADO
SÔNIA PEREIRA BARRETO
ROSA MARIA BARROS
LICÍNIO CARLOS LIMA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O
presente estudo teve como objetivo analisar a possível relação entre concepções
freireanas que fundamentam a formação continuada dos alfabetizadores de Jovens
e Adultos no Programa Alfabetização é Cidadania executado pela Universidade Estadual
do Ceará e a prática pedagógica dos professores em sala de aula.Caracteriza-se
por uma pesquisa intervenção realizada com um número de 5(cinco) sujeitos
atuantes na alfabetização de Jovens e Adultos. O trabalho dividiu-se em três etapas.Na primeira etapa ocorreu a obtenção de informações
acerca do conhecimento prévio dos sujeitos,na segunda foi feita a formação
continuada e na terceira etapa foram realizadas visitas às salas de aula para a
observação da incorporação ou não, pelos alfabetizadores das idéias tratadas
durante o período de formação. Os resultados apontam para a confirmação da
importância da revigorização das idéias do educador
Paulo Freire no contexto dos programas relacionados à Educação de Jovens e
Adultos. Além disso, há evidências de que: os alfabetizadores possuem
dificuldades em efetivar, na prática, as idéias freireanas estudadas nos
encontros de formação. Apesar de serem unânimes em afirmar a sua importância
para o sucesso da ação pedagógica, existem obstáculos encontrados na tentativa
de romper com a educação tradicional, baseada no monólogo e repetição. A falta
de embasamento teórico-prático dos alfabetizadores mesmo tendo todos estes já participado de várias capacitações oferecidas
no âmbito do Programa, merece maiores reflexões. E, a constatação de mudanças
nítidas na postura dos alfabetizadores após os encontros de formação, indicam
que a abordagem e metodologia adotadas na intervenção trazem contribuição
efetiva à formação continuada dos professores.O
presente estudo teve como objetivo analisar a possível relação entre concepções
freireanas que fundamentam a formação continuada dos alfabetizadores de Jovens
e Adultos no Programa Alfabetização é Cidadania executado pela Universidade
Estadual do Ceará e a prática pedagógica dos professores em sala de
aula.Caracteriza-se por uma pesquisa intervenção realizada com um número de
5(cinco) sujeitos atuantes na alfabetização de Jovens e Adultos. O trabalho
dividiu-se em três etapas.Na primeira etapa ocorreu a
obtenção de informações acerca do conhecimento prévio dos sujeitos,na segunda
foi feita a formação continuada e na terceira etapa foram realizadas visitas às
salas de aula para a observação da incorporação ou não, pelos alfabetizadores
das idéias tratadas durante o período de formação. Os resultados apontam para a
confirmação da importância da revigorização das
idéias do educador Paulo Freire no contexto dos programas relacionados à
Educação de Jovens e Adultos. Além disso, há evidências de que: os
alfabetizadores possuem dificuldades em efetivar, na prática, as idéias
freireanas estudadas nos encontros de formação. Apesar de serem unânimes em
afirmar a sua importância para o sucesso da ação pedagógica, existem obstáculos
encontrados na tentativa de romper com a educação tradicional, baseada no
monólogo e repetição. A falta de embasamento teórico-prático dos
alfabetizadores mesmo tendo todos estes já participado
de várias capacitações oferecidas no âmbito do Programa, merece maiores
reflexões. E, a constatação de mudanças nítidas na postura
dos alfabetizadores após os encontros de formação, indicam que a
abordagem e metodologia adotadas na intervenção trazem contribuição efetiva à
formação continuada dos professores.