MARIA LUCIA DE ALMEIDA MAIA. Os significados atribuídos ao processo de alfabetização na voz do aluno adulto. 01/03/2002

 1v. 289p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES

 Biblioteca Depositaria: Faculdade de Educação da UFMG

 

Palavras - chave:

 Alfabetização, processo de alfabetização, aluno adulto

 

Banca examinadora: 

 VERA MARIA MASAGÃO RIBEIRO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Sociedade, Cultura e Educação  Centra-se no estudo da const. de sujeitos, movimentos sociais e inst. educac. a partir das perspectivas sociológica, antropológica, psicologógica e histórica de investiação.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação tem como questão central os significados que alunos adultos atribuem ao processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada no Projeto de Educação do Trabalhador - PET, que desenvolve um programa de educação fundamental para trabalhadores. Os sujeitos da Pesquisa são adultos em processo de alfabetização nesse projeto. A realização da pesquisa se deu a partir de observações na escola durante o ano de 1999, entrevistas com os alfabetizandos do PET e análise documental. Para desvendar os significados atribuídos pelos sujeitos da pesquisa ao processo de alfabetização vivenciado no PET, levamos em conta a história dos sujeitos, tendo como referencia a relação deles com a escrita, ou seja como o seu contato com a leitura e a escrita, desde a infância até a vida adulta, inclusive a experiência escolar atual, interfere nos significados atribuídos ao processo de alfabetização. Os dados coletados e a discussão teórica mostraram que os significados atribuídos ao processo de alfabetização podem ser percebidos, levando-se em consideração os contextos funcionais da leitura e da escrita: contexto do trabalho, da vida diária, da continuidade dos estudos. Isto porque estes contextos demonstram como os sujeitos da pesquisa se relacionam com os textos socialmente produzidos. Consideramos também alguns domínios atitudinais dos sujeitos frente à leitura e à escrita tais como: atitudes em relação a subjetividade, à informação, ao controle e planejamento e atitudes em relação à aprendizagem Domínios esses que interferem nos significados atribuídos. A partir dos resultados da pesquisa, procuramos discutir a importância de se considerar como o nível de domínio da leitura e da escrita, o sucesso no aprendizado inicial da leitura e da escrita interferem nos significados atribuídos ao processo de alfabetização e também na possibilidade de permanência e continuidade de estudos dos alunos em processo de alfabetização.