Rita de Cássia Cavalcante. Aprendizes da terra: a voz e a resistência do MST na Paraíba. 01/03/2002 1v. 224p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos no campo, pedagogia do MST,

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Emília de Rodat Fernandes Moreira

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  A educação de jovens e adultos (EJA) tem constituído, ao longo dos 24 anos do Programa, a espinha dorsal das pesquisas e responde diretamente pela maior parte das dissertações defendidas até o presente. O próprio campo de redefinição histórica e teórico-m

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A nossa proposição neste trabalho foi reconstruir a Historia e as Práticas Político-Educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST na Paraíba, com um olhar voltado para a trajetória de formação deste novo sujeito social chamado Sem Terra, buscando enxergar nela as vivências de sua pedagogia, para assim, perceber que, dentre as suas práticas educativas, a escola integra um dos espaços de formação humana. Para essa compreensão, apoiando-nos em uma abordagem que enfatiza a história do ponto de vista das pessoas comuns, dos excluídos, podendo assim, devolver-lhes a possibilidade de tornarem-se atores da sua própria história. No trabalho, também reflito sobre o papel pedagógico do MST, que educa os sem-terra a partir de cada ação que o constitui. Tentamos deixar claro que as práticas de educação no MST, mais especificamente as voltadas para a educação de jovens e adultos, só podem ser entendidas no conjunto de sua pedagogia; as quais podem estar sendo vistas como importantes lições na reflexão das questões pedagógicas dos oprimidos da terra.