Maria Verônica de Medeiros Lopes. (Re)Construções de Conhecimentos e Práticas de Professoras Alfabetizadoras. 01/07/2000

 1v. 148p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Emilia Maria da Trindade Prestes

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 alfabetização; formação; conscientização

 

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Emilia Maria da Trindade Prestes

 

 Maria Eulina Pessoa de Carvalho

 

 Sheila Diab Maluf

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação, Estado e Políticas Públicas  Estudos, Análises e Avaliação das Políticas Públicas do Estado em sua relação com a Educação Popular

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo, focalizando o tema Alfabetização de Jovens e Adultos: (Re) construção de Conhecimentos e (Re) elaboração da prática de professoras alfabetizadoras, teve como objeto a formação das professoras que atuaram no projeto interdisciplinar de jovens e adultos, desencadeado em parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - CEFET/AL e Companhia de Postes e Engenharia S.A - CIPESA nos canteiros de obras da construção civil. Analisa o processo de (re) construções teóricas e práticas, revelado na trajetória de um grupo de professoras que aceitaram o desafio de alfabetizar jovens e adultos superando uma prática de alfabetização tradicional, lançada através de um processo de capacitação inicial com duração de (72) setenta e duas horas. Analisa ainda, a relação estabelecida por estas professoras entre a prática desenvolvida na sala de aula e a proposta do projeto. A pesquisa toma como referência estudos da literatura relacionada ao tema e ao objeto de conhecimento, baseando-se teórica e metodologicamente em análises que visualizam a categoria, Formação de Professores, enquanto atividade histórica desenvolvida numa concepção mais ampla de educação.