José Nelson Arruda Filho. A experiência do Programa Alfabetização
Solidária no município Beberibe - Ceará no período 1998/2002. 01/10/2003
1v. 124p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE
Orientador(es): Francisca Rejane Bezerra de Andrade
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Estadual do Ceará
Email do autor:
josenelsonarruda@bol.com.br
Palavras - chave:
XXX
Área(s) do conhecimento:
POLÍTICAS PÚBLICAS
Banca examinadora:
Maria Socorro Lucena Lima
Linha(s) de pesquisa:
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO, DO PROCESSO PRODUTIVO E DA POLÍTICA: ASSOCIATIVISMO E DEMOCRACIA Esta linha estuda as políticas sociais entendendo-as como resultante de um mundo que vive transformações profundas no seu processo produtivo, no papel ocupado pelo trabalho como categoria fundante da sociabilidade humana e na forma de se explicitar politi
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FUNCAP
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação compreende a experiência do Programa Alfabetização Solidária no Município de Beberibe-Ceará. Para tanto, apresenta a percepção das pessoas nele inseridas, os fundamentos, a estrutura e as políticas que permearam a realização de suas atividades. Analisa ainda o contexto social em que o PAS está inserido; os programas e campanhas de Educação de Jovens e Adultos produzidos historicamente a partir do Império. Realiza também uma reflexão sobre os conteúdos e a metodologia do PAS, sua história, fundamentos e propostas, e sobre as falas das pessoas envolvidas. A metodologia aplicada tem uma dimensão abrangente e investiga o contexto histórico-social e as relações cotidianas de trabalho dos sujeitos da pesquisa. Para a coleta de dados, foram aplicados a entrevista semiestruturada, a observação participante, a análise de documentos, os estudos bibliográficos e a fotografia. A pesquisa revelou que, a princípio, o PAS não discute os problemas socioeconôrnicos e políticos da sociedade. O compromisso político fica ao critério de cada professor e não numa experiência coletiva. Criado sob a égide dos acordos internacionais preocupados com as estatísticas de menor número de analfabetos, o PAS revelou-se, na opinião dos sujeitos pesquisados, não compromissado com a qualidade do processo revelado na falta de transparência organizacional e administrativa, na ambigüidade e indefinição, que provoca o não-cumprimento dos aspectos essenciais de funcionalidade do Programa, tais como a merenda escolar, o material didático, o atraso da bolsa dos coordenadores e alfabetizadores. A pesquisa mostra, ainda., que a formação do alfabetizador e a metodologia empregada são consideradas minimamente. São apresentados, finalmente, três direcionamentos que podem contribuir para a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos nas áreas política, acadêmico-investigativa e pedagógica.