Renato Pontes Costas. TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DE ADULTOS: UM ESTUDO ANALÍTICO DA PUC-RIO NO NORDESTE. 01/08/2001. 1v. 198p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): José Carmelo Braz de Carvalho

 

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca setorial do CTCH - PUC-Rio

 

Palavras - chave:

 teoria e pratica

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: Zélia Domingues Mediano

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação, Relações Sociais e Construção Democrática  Esta linha de pesquisa investiga as diversas estratégias voltadas para a democratização da educação básica: infantil, fundamental, média e de jovens e adultos. Inclui tanto a análise de políticas macrossociais quanto a avaliação de prática

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 

 A dissertação estuda as articulações entre a teoria e a prática no processo de formação de alfabetizadores de adultos, no âmbito do Programa Alfabetização Solidária na cidade nordestina de Carira-SE, ao longo de quatro cursos semestrais desenvolvidos por equipe de docentes e pesquisadores da PUC-Rio, no biênio 1998-2000. Com base na literatura corrente (Tardiff, Nóvoa, Candau et al.) é desenvolvido um quadro de referências, contendo construtos e dimensões analíticas sobre competências básicas associadas à formação teórico-prática de alfabetizadores de adultos. Este quadro de referência permite então o estudo de campo sobre as articulações teoria-prática, seja através de questionários e entrevistas aplicados a 48 alfabetizadores carirenses, seja por uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos e ênfases dados na própria programação dos quatro cursos de formação desenvolvidos pela equipe da PUC. Sobre a base de dados da pesquisa, são então delineados os ajustamentos, adaptações e rupturas que foram ocorrendo ao longo do processo de institucionalização da proposta político-pedagógica vivenciada pela equipe da PUC-Rio, destacando-se como em cada um dos quatro cursos realizados observa-se uma constante rearticulação entre a teoria e a prática no processo formativo de alfabetizadores de adultos no contexto do PAS no Nordeste.