Renato Pontes Costas. TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE
ALFABETIZADORES DE ADULTOS: UM ESTUDO ANALÍTICO DA PUC-RIO NO NORDESTE.
01/08/2001. 1v. 198p. Mestrado. PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): José Carmelo Braz de Carvalho
Biblioteca Depositaria: Biblioteca setorial do
CTCH - PUC-Rio
Palavras - chave:
teoria e pratica
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora: Zélia Domingues Mediano
Linha(s) de pesquisa:
Educação, Relações Sociais e Construção
Democrática Esta
linha de pesquisa investiga as diversas estratégias voltadas para a
democratização da educação básica: infantil, fundamental, média e de jovens e
adultos. Inclui tanto a análise de políticas macrossociais
quanto a avaliação de prática
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
A dissertação estuda as articulações entre a
teoria e a prática no processo de formação de alfabetizadores de adultos, no
âmbito do Programa Alfabetização Solidária na cidade nordestina de Carira-SE, ao longo de quatro cursos semestrais
desenvolvidos por equipe de docentes e pesquisadores da PUC-Rio,
no biênio 1998-2000. Com base na literatura corrente (Tardiff,
Nóvoa, Candau et al.) é desenvolvido um quadro de referências, contendo
construtos e dimensões analíticas sobre competências básicas associadas à formação teórico-prática de
alfabetizadores de adultos. Este quadro de referência permite então o
estudo de campo sobre as articulações teoria-prática, seja através de
questionários e entrevistas aplicados a 48 alfabetizadores carirenses, seja por
uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos e ênfases dados na própria
programação dos quatro cursos de formação desenvolvidos pela equipe da PUC. Sobre a base de dados da pesquisa, são então delineados os
ajustamentos, adaptações e rupturas que foram ocorrendo ao longo do processo de
institucionalização da proposta político-pedagógica vivenciada pela equipe da PUC-Rio, destacando-se como em cada um dos quatro cursos
realizados observa-se uma constante rearticulação entre a teoria e a prática no
processo formativo de alfabetizadores de adultos no contexto do PAS no Nordeste.