Monica Galante Gorini Guerra. Conselho de Classe: que espaço é esse?. 01/08/2006
1v. 205p. Mestrado.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS
DA LINGUAGEM
Orientador(es):
Fernanda Coelho Liberali
Biblioteca Depositaria: PUC-SP
Palavras
- chave:
Conselho de classe, Teoria da atividade, Lingüística
Área(s)
do conhecimento: LINGÜÍSTICA
Banca
examinadora:
Manoel Oriosvaldo de
Moura
Linha(s)
de pesquisa:
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO O objetivo desta linha é investigar
questões de sala de aula e sobre a sala de aula em uma perspectiva discursiva, sociohistórica e sociocultural: interação em sala de aula,
análise e construção de materiais didáticos etc.
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
O objetivo desta pesquisa é compreender e
analisar criticamente sob a ótica da Lingüística Aplicada ,
o conselho de classe em uma escola estadual, na zona sul de São Paulo, na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio no período noturno. O estudo
se insere no grupo de pesquisa LACE (Linguagem em Atividades do Contexto
Escolar – PUC –SP) e está fundamentado na Teoria da Atividade (Engestrom, 1994 e Leontiev
1977/2003) para compreender a organização e concepção da atividade conselho de
classe, apoiando-se na concepção sócio-histórica do desenvolvimento (Vygotsky, 1987). Além disso, tem como base teórica a
compreensão dialógica da linguagem (Bakthin
1953/1992) e a avaliação dentro de uma perspectiva crítica, que objetiva a
formação do pensamento autônomo e criativo (Alvarez 2002 e Kemmis,
1987), desenvolvendo diferentes formas de argumentar. Esta pesquisa foi
realizada tendo como metodologia a pesquisa crítica de cunho colaborativo
(Magalhães, 1998/2002 e Liberali, 1999/2002), que é
um processo investigativo com o objetivo de compreender e de transformar
práticas pedagógicas, e está apoiado na perspectiva sócio-histórico-cultural.
Os dados foram coletados através de gravações e filmagens dos conselhos de
classe, sendo interpretados comparativamente. Para análise dos dados foi
utilizado o plano geral do texto, buscando visualizar o conjunto temático dos
discursos ocorridos no conselho de classe e os tipos de seqüências prototípicas
(Bronckart, 1997 e 2006). Os resultados demonstraram
que os primeiros conselhos de classe eram utilizados como um espaço para a
construção de uma avaliação, que se resumia em determinar se o aluno estava
aprovado ou retido frente as notas abaixo da média que
apresentava. Esta visão de avaliação não era coerente com o significado que o
coordenador afirmou em entrevista que estava construído pelo corpo docente, ou seja uma avaliação global, crítica e reflexiva. Com
relação à divisão do trabalho no conselho de classe, está centrada somente no
coordenador pedagógico, que determina o resultado final do aluno sem buscar
argumentos ou levar os professores à reflexão, distancia todos os participantes
da construção do objeto na atividade . Nesse sentido,
pôde-se observar, também , que após a construção da
planilha reflexiva realizada em colaboração com a pesquisadora, ocorreram
significativas transformações.