Monica Galante Gorini Guerra. Conselho de Classe: que espaço é esse?. 01/08/2006

 1v. 205p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM

 Orientador(es): Fernanda Coelho Liberali

 Biblioteca Depositaria: PUC-SP

 

Palavras - chave:

 Conselho de classe, Teoria da atividade, Lingüística

 

Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA

 

Banca examinadora: 

 Manoel Oriosvaldo de Moura

 

Linha(s) de pesquisa:

 LINGUAGEM E EDUCAÇÃO  O objetivo desta linha é investigar questões de sala de aula e sobre a sala de aula em uma perspectiva discursiva, sociohistórica e sociocultural: interação em sala de aula, análise e construção de materiais didáticos etc.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar criticamente sob a ótica da Lingüística Aplicada , o conselho de classe em uma escola estadual, na zona sul de São Paulo, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio no período noturno. O estudo se insere no grupo de pesquisa LACE (Linguagem em Atividades do Contexto Escolar – PUC –SP) e está fundamentado na Teoria da Atividade (Engestrom, 1994 e Leontiev 1977/2003) para compreender a organização e concepção da atividade conselho de classe, apoiando-se na concepção sócio-histórica do desenvolvimento (Vygotsky, 1987). Além disso, tem como base teórica a compreensão dialógica da linguagem (Bakthin 1953/1992) e a avaliação dentro de uma perspectiva crítica, que objetiva a formação do pensamento autônomo e criativo (Alvarez 2002 e Kemmis, 1987), desenvolvendo diferentes formas de argumentar. Esta pesquisa foi realizada tendo como metodologia a pesquisa crítica de cunho colaborativo (Magalhães, 1998/2002 e Liberali, 1999/2002), que é um processo investigativo com o objetivo de compreender e de transformar práticas pedagógicas, e está apoiado na perspectiva sócio-histórico-cultural. Os dados foram coletados através de gravações e filmagens dos conselhos de classe, sendo interpretados comparativamente. Para análise dos dados foi utilizado o plano geral do texto, buscando visualizar o conjunto temático dos discursos ocorridos no conselho de classe e os tipos de seqüências prototípicas (Bronckart, 1997 e 2006). Os resultados demonstraram que os primeiros conselhos de classe eram utilizados como um espaço para a construção de uma avaliação, que se resumia em determinar se o aluno estava aprovado ou retido frente as notas abaixo da média que apresentava. Esta visão de avaliação não era coerente com o significado que o coordenador afirmou em entrevista que estava construído pelo corpo docente, ou seja uma avaliação global, crítica e reflexiva. Com relação à divisão do trabalho no conselho de classe, está centrada somente no coordenador pedagógico, que determina o resultado final do aluno sem buscar argumentos ou levar os professores à reflexão, distancia todos os participantes da construção do objeto na atividade . Nesse sentido, pôde-se observar, também , que após a construção da planilha reflexiva realizada em colaboração com a pesquisadora, ocorreram significativas transformações.