Zoe Margarida Chaves Vale. Encontros e desencontros entre jovens e a escola: sentidos da experiência escolar na educação de jovens e adultos - EJA. 15/10/ 2007      

1v.  281 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS                                

Orientador (es): CORNELIS JOHANNES VAN STARLEN                                                                 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital da UFMG

 

Palavras - chave:                                                                                           

Desinstitucionalização; escola do sujeito; experiência escolar; lógicas de integração social; estratégia e subjetivação; educação para/com jovens.

 

Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA SOCIAL

 

Banca examinadora:                                                                                                                

CORNELIS JOHANNES VAN STARLEN                                                                                                                                                                          

LEÔNCIO JOSEÉ GOMES SOARES                                                                                                    

SORAIA ANSARA        

 

Linha(s) de pesquisa:

Não informado pelo autor no trabalho

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

A investigação tem como objeto a relação dos jovens com a escola e os sentidos que eles próprios atribuem à sua experiência escolar. Os processos de desmodernização e desinstitucionalização das sociedades contemporâneas demandam novas funções da escola e novas desigualdades atingem, sobretudo, os jovens pobres de periferia urbana e de camadas populares. Estes se vêem obrigados a procurar alternativas educacionais como os cursos supletivos noturnos, ou interrompem seus estudos, gerando um círculo vicioso entre fracasso escolar e abandono do ensino regular. Os sujeitos foram os alunos jovens entre 15 e 27 anos, da modalidade de ensino noturno EJA - Educação de Jovens e Adultos - de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, pois a EJA visa atender a um público cujas especificidades não são atendidas pelo Ensino Regular Comum nem pela Suplência do ensino público. A EJA também apresenta uma história de abertura a mudanças pedagógicas e de integração das culturas populares. Os jovens de hoje precisam construir projetos e atribuir uma utilidade social aos estudos técnico-científicos e investir em seus gostos intelectuais e interesses culturais. O intuito, portanto, foi compreender os sentidos desta nova experiência escolar de EJA para os jovens e investigar se a escola atende a estas novas demandas juvenis, uma educação para/com os jovens. A escola investigada permanece importante instância de socialização e, através de inovações na área cultural, propiciou significativas experiências de subjetivação aos jovens; no entanto, a função de transmissão de conhecimentos e de preparação de competências para o mercado de profissões se mostrou deficitária. Constatamos diferentes modos de relação dos jovens com a escola e de construção da experiência escolar, que se diferenciam em intensidade: integrada com subjetivação; paralela e estrategista; de adesão sem distanciamento crítico e de subjetivação contra a escola. A investigação em campo durou quinze meses de período letivo, numa freqüência média de uma vez por semana,entre setembro de 2005 e junho de 2007. Foi utilizada a pesquisa participante: observações etnográficas, intervenções a partir da inserção nas atividades escolares extra-classe, oficinas de teatro espontâneo, entrevistas coletivas e individuais. Utilizamos as contribuições teóricas de TOURAINE - a perspectiva da Escola do Sujeito - e de DUBET - a Teoria da Experiência - que aplica as lógicas de ação à construção de identidades e à experiência escolar.