Cleonice Poloto. O projeto ELOVIDA -
Cuiabá-MT, 2001 - 2004: uma leitura pedagógica e política..
01/04/2006
1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Manoel Francisco de Vasconcelos Motta
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Pedagogia; Política.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Alda Maria do Nascimento Osório
Linha(s) de pesquisa:
MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR Esta Linha têm como principal interesse a abordagem interdisciplinar de categorias chave como democracia e diversidade social, envolvendo a educação no âmbito de organizações partidárias, sindicais e de movimentos sociais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa tem a intenção de fazer uma leitura pedagógica e política do Projeto ELOVIDA (Educação ao Longo da Vida), no Município de Cuiabá, no período de 2001 a 2004, cuja oferta é da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizam-se os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e analise bibliográfica, levantamento e analise dos documentos e das legislações vigentes referente essa modalidade de ensino. Revisão da literatura, seleção do depoente para a entrevista semi-estruturada. O estudo estrutura-se em duas partes. A primeira traça a Educação de Jovens e Adultos em âmbito Nacional, Estadual e Municipal. E a Segunda, trata do Marco referencial do Projeto ELOVIDA procurando realizar uma leitura pedagógica e política a partir de seu referencial histórico e teórico. Para construção da primeira parte recorre-se aos autores Vanilda Paiva, Moacir Gadotti, Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire. Constata-se que essa modalidade vai se consolidando a partir dos movimentos populares, reivindicando uma educação para todos. Muitas iniciativas vão surgindo até ser contemplada na primeira LDB, Lei 4024/61 e assegurada nas posteriores, sendo a última LDB, a Lei 9394/96. A Segunda parte descreve-se o Projeto ELOVIDA, fazendo uma leitura pedagógica e política da implantação do Projeto. Para tecer essa leitura utiliza-se a entrevista do propositor do ELOVIDA, Carlos Alberto Reyes Maldonado, os autores Paulo Freire e Jacques Delores, como também os documentos e legislações vigentes, que tratam do referido Projeto. O ELOVIDA é uma oferta educacional relevante, para uma clientela que tem nessa modalidade de ensino, uma oportunidade de ascensão sociocultural.