Iara Silva Lucio. Os significados da alfabetização e do letramento para adultos e alfabetizados. 03/09/2007                                                                                                                                   

1v. 258 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                             

Orientador(es): FRANCISCA IZABEL PEREIRA MACIEL                                                          

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UFMG

 

Palavras - chave:

Alfabetização; Práticas de leitura e de escrita; Educação de jovens e adultos; Evasão escolar

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                          

FRANCISCA IZABEL PEREIRA MACIEL                                                                                                                                                                                                                    

LEIVA DE FIGUEIREDO VIANA LEAL                                                                                         

MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa tem por objetivo discutir a interrupção do processo de escolarização na EJA, a partir da análise das expectativas e dos significados de alunos egressos de um projeto de Educação de Jovens e Adultos em relação à alfabetização e ao letramento. Buscamos analisar a visão dos participantes sobre o analfabetismo, focalizando as representações do significado de ser analfabeto num grande centro urbano e observando a aquisição das habilidades de leitura e de escrita como condicionantes para a interrupção do processo de escolarização. O desenvolvimento desse estudo implicou a utilização de alguns instrumentos de pesquisa, do tipo etnográfico, possibilitando o levantamento de um grande volume de dados, cuja análise permitiu não apenas a apreensão das percepções dos participantes sobre o que é ser analfabeto/alfabetizado, mas também a reflexão sobre os efeitos da alfabetização, ou seja, as implicações da aquisição da língua escrita em suas vidas e nas vidas de pessoas com as quais convivem. Percebeu-se, neste trabalho, que os participantes compartilham o desejo de aprender a ler e a escrever para lidar com as questões do cotidiano de maneira autônoma. Dessa forma, sua inserção num espaço formal de aprendizagem da palavra escrita, em momentos distintos de suas vidas, significou uma maneira de participar de eventos e práticas de letramento, mesmo que fosse necessária a ajuda dos outros. Acreditamos que cada participante deixou o projeto de EJA porque, do seu ponto de vista, houve uma conclusão de um processo, ou seja, os sujeitos admitiram deter um estatuto de sujeito letrado. Nossa pesquisa pretende, dentre seus desafios, refletir sobre a importância de oferecer oportunidades educacionais para que os adultos possam desenvolver o letramento, num contexto marcado por um grande número de iniciativas voltadas para EJA. Assim, para que essas oportunidades se concretizem, é necessário, primeiramente, conhecer as reais demandas que os adultos analfabetos e recém-alfabetizados têm em relação à aquisição da escrita, bem como compreender como eles se percebem como sujeitos da EJA.