Iara
Silva Lucio. Os significados da alfabetização e do letramento para adultos e
alfabetizados. 03/09/2007
1v. 258 p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador(es): FRANCISCA IZABEL
PEREIRA MACIEL
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital UFMG
Palavras -
chave:
Alfabetização;
Práticas de leitura e de escrita; Educação de jovens e adultos; Evasão escolar
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
FRANCISCA IZABEL PEREIRA MACIEL
LEIVA DE FIGUEIREDO VIANA LEAL
MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Esta
pesquisa tem por objetivo discutir a interrupção do processo de escolarização
na EJA, a partir da análise das expectativas e dos significados de alunos
egressos de um projeto de Educação de Jovens e Adultos em relação à
alfabetização e ao letramento. Buscamos analisar a visão dos participantes
sobre o analfabetismo, focalizando as representações do significado de ser
analfabeto num grande centro urbano e observando a aquisição das habilidades de
leitura e de escrita como condicionantes para a interrupção do processo de
escolarização. O desenvolvimento desse estudo implicou a utilização de alguns
instrumentos de pesquisa, do tipo etnográfico, possibilitando o levantamento de
um grande volume de dados, cuja análise permitiu não apenas a apreensão das
percepções dos participantes sobre o que é ser analfabeto/alfabetizado, mas
também a reflexão sobre os efeitos da alfabetização, ou seja, as implicações da
aquisição da língua escrita em suas vidas e nas vidas de pessoas com as quais
convivem. Percebeu-se, neste trabalho, que os participantes compartilham o
desejo de aprender a ler e a escrever para lidar com as questões do cotidiano
de maneira autônoma. Dessa forma, sua inserção num espaço formal de
aprendizagem da palavra escrita, em momentos distintos de suas vidas,
significou uma maneira de participar de eventos e práticas de letramento, mesmo
que fosse necessária a ajuda dos outros. Acreditamos que cada participante
deixou o projeto de EJA porque, do seu ponto de vista, houve uma conclusão de
um processo, ou seja, os sujeitos admitiram deter um estatuto de sujeito
letrado. Nossa pesquisa pretende, dentre seus desafios, refletir sobre a
importância de oferecer oportunidades educacionais para que os adultos possam
desenvolver o letramento, num contexto marcado por um grande número de
iniciativas voltadas para EJA. Assim, para que essas oportunidades se
concretizem, é necessário, primeiramente, conhecer as reais demandas que os
adultos analfabetos e recém-alfabetizados têm em relação à aquisição da
escrita, bem como compreender como eles se percebem como sujeitos da EJA.