Maria José Telles Franco Marques. As
políticas públicas para a educação de jovens e adultos no município de Dourados-MS (1996-2000). 01/03/2002
1v. 119p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Marisa Bittar
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária
da UFSCar
Email
do autor:
mazemarques@uol.com.br
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas
Área(s) do conhecimento:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Amarílio Ferreira
Júnior
Roseli Esquerdo Lopes
Linha(s) de pesquisa:
Educação Brasileira: o desenvolvimento das
instituições escolares e as políticas educacionais Estuda o desenvolvimento das
instituições escolares, do ponto de vista histórico.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação contempla a análise das
Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos no Município de Dourados
durante o período de 1996 a
2000. O trabalho focaliza especialmente a forma como foi desenvolvida essa
modalidade de educação, bem como a avaliação das políticas implementadas em
relação à oferta permanente de programas e projetos que visam à erradicação do
analfabetismo. À luz da metodologia dialética, se estabelece o exame das contradições
reveladas pelo rápido desenvolvimento econômico e pela ausência de políticas
sociais que geram, entre outros problemas, o analfabetismo. Para a análise
foram utilizados como fontes primárias, os documentos oficiais e as legislações
federal, estadual e municipal, assim como os dados estatísticos e as
informações obtidas nas entrevistas com os atores locais do processo. A
investigação mostrou que durante o período em estudo predominou uma política
conveniada com órgãos governamentais e com a sociedade civil, não havendo um
projeto político próprio para a EJA que atendesse às especificidades do
município. Na política de financiamento da educação, verificou-se a ênfase ao
ensino fundamental na faixa de sete a 14 anos, em detrimento das outras
modalidades desse nível, notadamente a EJA, numa posição coincidente com a
política educacional brasileira e com as diretrizes dos órgãos internacionais. À guisa de conclusão, constatei que ao final de 1999, a EJA foi formalizada
como uma categoria organizacional constante da estrutura do sistema educacional
do município de Dourados. Em 2000, em interseção com as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a EJA, foi elaborado o projeto para uma política própria da
Educação de Jovens e Adultos no município de Dourados. No entanto, até essa
data, as políticas adotadas não tornaram possível a oferta permanente de vagas
suficientes para a superação do analfabetismo local.