Maria José Telles Franco Marques. As políticas públicas para a educação de jovens e adultos no município de Dourados-MS (1996-2000). 01/03/2002

 1v. 119p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Marisa Bittar

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar

 

Email do autor:

 mazemarques@uol.com.br

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas

 

Área(s) do conhecimento: 

 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Amarílio Ferreira Júnior

 

 Roseli Esquerdo Lopes

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação Brasileira: o desenvolvimento das instituições escolares e as políticas educacionais  Estuda o desenvolvimento das instituições escolares, do ponto de vista histórico.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação contempla a análise das Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos no Município de Dourados durante o período de 1996 a 2000. O trabalho focaliza especialmente a forma como foi desenvolvida essa modalidade de educação, bem como a avaliação das políticas implementadas em relação à oferta permanente de programas e projetos que visam à erradicação do analfabetismo. À luz da metodologia dialética, se estabelece o exame das contradições reveladas pelo rápido desenvolvimento econômico e pela ausência de políticas sociais que geram, entre outros problemas, o analfabetismo. Para a análise foram utilizados como fontes primárias, os documentos oficiais e as legislações federal, estadual e municipal, assim como os dados estatísticos e as informações obtidas nas entrevistas com os atores locais do processo. A investigação mostrou que durante o período em estudo predominou uma política conveniada com órgãos governamentais e com a sociedade civil, não havendo um projeto político próprio para a EJA que atendesse às especificidades do município. Na política de financiamento da educação, verificou-se a ênfase ao ensino fundamental na faixa de sete a 14 anos, em detrimento das outras modalidades desse nível, notadamente a EJA, numa posição coincidente com a política educacional brasileira e com as diretrizes dos órgãos internacionais. À guisa de conclusão, constatei que ao final de 1999, a EJA foi formalizada como uma categoria organizacional constante da estrutura do sistema educacional do município de Dourados. Em 2000, em interseção com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, foi elaborado o projeto para uma política própria da Educação de Jovens e Adultos no município de Dourados. No entanto, até essa data, as políticas adotadas não tornaram possível a oferta permanente de vagas suficientes para a superação do analfabetismo local.