Tatiana Reis Fontes Monteiro. Práticas de letramento
e inclusão social: o caso de uma classe do ciclo II de Educação de Jovens e
Adultos. 01/03/2006
1v. 148p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - Letras
Orientador(es): Tânia Mara Gastão Saliés
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave: Letramento; Educação de Jovens e Adultos; linguagem e ensino
Área(s) do conhecimento:
LINGÜÍSTICA APLICADA
Banca examinadora:
Barbara Jane Wilcox Hemais
Mario Eduardo Toscano Martelotta
Tânia Mara Gastão Saliés
Linha(s) de pesquisa:
Discurso, Cultura e Interação
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Idioma(s): Português
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Vários trabalhos vêm abordando o tema letramento em contexto de ensino de jovens e adultos sem, no entanto, investigar contextos nos quais esse grupo já esteja alfabetizado. Este trabalho procura suprir essa lacuna nos estudos de Lingüística Aplicada, relando uma experiência de práticas pedagógicas em uma classe do Projeto Vida Nova. Descrevemos uma intervenção nos moldes de uma pesquisa-ação que procurou oportunizar eventos de leitura e produção de textos. Parte-se do princípio de que a inserção dos sujeitos no mundo da escrita permite a construção de uma lente que amplia a visão de mundo, dando maior poder de participação enquanto cidadão que se constitui em um espaço social predominantemente grafocêntrico. Tendo natureza qualitativa e longitudinal, o estudo analisa a produção textual de quatro alunos da turma em três momentos. O banco de dados é constituído por notas de campo advindas de observação participante e 25 atividades de produção textual e leitura, envolvendo textos opinativos e recontos. Os resultados indicam que os caminhos que levam o aluno a dominar a escrita passam por um compromisso de trabalho com a linguagem, no qual ele se identifica como sujeito do discurso, afastando-se de práticas escolares que projetam o “melhor texto” como aquele que mais se assemelha ao discurso do livro didático.