GEOVANIA LÚCIA DOS SANTOS. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um programa de educação de jovens e adultos das camadas populares. 01/06/2001

 1v. 261p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

Email do autor:

 geolusantos@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 EXCLUSÃO DA ESCLA, EJA, EXPERIÊNCIA ESCOLAR

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 NADIR ZAGO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Sociedade, Cultura e Educação  Centra-se no estudo da const. de sujeitos, movimentos sociais e inst. educac. a partir das perspectivas sociológica, antropológica, psicologógica e histórica de investiação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

      Dependência administrativa: Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos EJA, a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as conseqüências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania.A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; Exclusão Social/Exclusão da Escola e Educação e Cidadania. Esses campos temáticos foram articulados ente si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para este fim.Constituindo-se em uma pesquisa do tipo qualitativa, inscrita no campo da Sociologia compreensiva, o trabalho investigativo referenciou-se nos estudo de François Dubet e Silvia Duschatzky, pautando-se pela compreensão da experiência escolar e dos resultados do fazer educativo a partir dos sujeitos para e sobre os quais tal fazer se desenvolve.A realização da pesquisa possibilitou identificar o rico potencial analítico que o trabalho investigativo com alunos egressos representa, bem como as possibilidades que o enfoque na experiência escolar abre para a compreensão da ação que se desenvolve nas instituições educacionais.A partir da análise, verificou-se que a trajetória de escolarização dos sujeitos pesquisados configura-se como "percursos fortemente acidentados", marcados por inúmeros percalços e interrupções. Dentre esses percalços e interrupções destaca-se a exclusão precoce da escola que, ocorrendo na escolarização inicial ou mesmo na escolarização tardia, motiva, através da baixa escolaridade dela resultante, constrangimentos sociais diversos. Tais constrangimentos, por sua vez, constituem um elemento fundamental no processo de transformação da demanda potencial por EJA em demanda efetiva.Quanto à reinserção na escola, destaca-se o fato de a análise ter evidenciado que, no caso de adultos pouco escolarizados das camadas populares, "não basta oferecer escolas". Evidenciou-se, igualmente, que a EJA promoveu a "potenciação" dos sujeitos, possibilitando-lhes o desenvolvimento de formas próprias de pensar, sentir e atuar; a ampliação dos horizontes e perspectivas pessoais, ampliação essa geradora de projetos futuros, bem como a percepção e/ou ampliação da percepção de si mesmos como sujeitos de direitos e obrigações - cidadãos.