Carla Cristine Wittmann
Chamorro. Alegria na escola noturna: um sonho
possível!. 01/02/2002
1v. 118p. Mestrado.
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Euclides Redin
Biblioteca Depositaria: UNISINOS
Email
do autor:
reveduca@terra.com.br
Palavras - chave:
alegria na escola,
EJA, ensino noturno, fracasso escolar
Área(s) do conhecimento:
ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
Balduino Antonio Andreola
Linha(s) de pesquisa:
ESCOLA BÁSICA, HISTÓRIA E POLÍTICA EDUCACIONAL Investiga as
políticas educacionais e os processos escolares da Escola Básica em diferentes
configurações históricas. Aborda questões relativas à história das instituições
escolares, sua estrutura, gestão, órgãos colegiados, planejamento e pesquisa
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação:
CAPES/PROSUP/MODALIDADE II
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente
dissertação entitulada "Alegria na escola
noturna: um sonho possível!" sugere e analisa possibilidades de mudança no
processo pedagógico de alunos jovens e adultos que estudam à noite, numa escola
pública de ensino fundamental, em Morro Reuter (RS), com
o objetivo de diminuir os índices de evasão e repetência neste município.
Inicialmente, justifica-se a pesquisa através de uma contextualização da
realidade do sistema educacional brasileiro quanto à educação de jovens e
adultos no ensino noturno e os altos índices de fracasso escolar registrados no
município em estudo. A
partir destes dados, busca-se em SNYDERS e FREIRE uma possibilidade de mudança
à escola atual: através da alegria presente nos jovens e adultos, alegria esta
que estimula a alegria de viver. Assim, sugere-se o redimensionamento dos
espaços na escola, sustentado no pressuposto de que a alegria é condição para a
construção de uma escola humanizadora e de que
vivências que interditam a alegria na escola são possíveis causas do fracasso
escolar nas séries finais do Ensino Fundamental, no ensino noturno. Com a
participação dos alunos e professores envolvidos na pesquisa, durante o ano
letivo de 2001 e a partir da análise de questionários, fotografias, entrevistas
e observações realizadas no cotidiano escolar, são constatadas situações que
interditam a alegria na escola noturna. Frente a estas
constatações e baseada nas reflexões construídas ao longo da pesquisa,
evidenciam-se possibilidades de permanência exitosa
do aluno jovem e adulto na escola noturna, fundamentadas na relação dialógica
entre professores e alunos, no seu reconhecimento recíproco, na rigorosidade da
construção de seu processo de aprendizagem e nas relações de amizade entre os
colegas, embebidas de situações geradas e/ou geradoras de alegria.