Carla Cristine Wittmann Chamorro. Alegria na escola noturna: um sonho possível!. 01/02/2002

 1v. 118p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Euclides Redin

 Biblioteca Depositaria: UNISINOS

 

Email do autor:

 reveduca@terra.com.br

 

Palavras - chave:

 alegria na escola, EJA, ensino noturno, fracasso escolar

 

Área(s) do conhecimento: 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 Balduino Antonio Andreola

 

Linha(s) de pesquisa:

 ESCOLA BÁSICA, HISTÓRIA E POLÍTICA EDUCACIONAL  Investiga as políticas educacionais e os processos escolares da Escola Básica em diferentes configurações históricas. Aborda questões relativas à história das instituições escolares, sua estrutura, gestão, órgãos colegiados, planejamento e pesquisa

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  CAPES/PROSUP/MODALIDADE II

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

           

A presente dissertação entitulada "Alegria na escola noturna: um sonho possível!" sugere e analisa possibilidades de mudança no processo pedagógico de alunos jovens e adultos que estudam à noite, numa escola pública de ensino fundamental, em Morro Reuter (RS), com o objetivo de diminuir os índices de evasão e repetência neste município. Inicialmente, justifica-se a pesquisa através de uma contextualização da realidade do sistema educacional brasileiro quanto à educação de jovens e adultos no ensino noturno e os altos índices de fracasso escolar registrados no município em estudo. A partir destes dados, busca-se em SNYDERS e FREIRE uma possibilidade de mudança à escola atual: através da alegria presente nos jovens e adultos, alegria esta que estimula a alegria de viver. Assim, sugere-se o redimensionamento dos espaços na escola, sustentado no pressuposto de que a alegria é condição para a construção de uma escola humanizadora e de que vivências que interditam a alegria na escola são possíveis causas do fracasso escolar nas séries finais do Ensino Fundamental, no ensino noturno. Com a participação dos alunos e professores envolvidos na pesquisa, durante o ano letivo de 2001 e a partir da análise de questionários, fotografias, entrevistas e observações realizadas no cotidiano escolar, são constatadas situações que interditam a alegria na escola noturna. Frente a estas constatações e baseada nas reflexões construídas ao longo da pesquisa, evidenciam-se possibilidades de permanência exitosa do aluno jovem e adulto na escola noturna, fundamentadas na relação dialógica entre professores e alunos, no seu reconhecimento recíproco, na rigorosidade da construção de seu processo de aprendizagem e nas relações de amizade entre os colegas, embebidas de situações geradas e/ou geradoras de alegria.