Denise da Costa Neves Daud. A Relação entre a Hipermídia e a aprendizagem: Uma Abordagem Construtivista. 01/08/2006

 1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

 Orientador(es): Sérgio Bairon

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central George Alexander

 

Palavras - chave:

 hipermídia, ensino e aprendizagem, construtivismo

 

 

Banca examinadora: 

 Luís Carlos Petry

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Tecnologias e Linguagens: Hipermídia e Internet  As pesquisas aqui desenvolvidas voltam-se para a percepção histórico-crítica das linguagens e seu papel no processo de comunicação humana,enquanto envolvem a tecnologia,suas diferentes expressões e seus possíveis impactos na área artística e educacional.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: Fundo de Pesquisa Mackenzie - Mackpesquisa

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 – O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. Palavras-chave: Hipermídia. Ensino e Aprendizagem. Construtivismo.