DILMA TEREZINHA RODRIGUES CALIXTO. TEMAS GERADORES: UMA PRÁTICA EM
CONSTRUÇÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANIA. 01/08/2004
1v. 153p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MIRZA SEABRA TOSCHI
Biblioteca Depositaria: UFG
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES - FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
LENITA MARIA JUNQUEIRA SCHULTZ
Linha(s) de pesquisa:
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Investiga a formação e profissionalização docente nos diversos níveis e modalidades de ensino, explicitando o caráter político-pedagógico das políticas de formação inicial e continuada, e as relações do trabalho docente.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação tem por principal objetivo compreender os fatores que mais interferem no desenvolvimento da proposta de temas geradores na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. Para tanto, direcionei meu olhar criticamente sobre a realidade do ensino, sobre a atuação e a formação dos educadores, buscando um entendimento acerca do papel que eles desempenham no processo ensino-aprendizagem, bem como os elementos que interferem na prática pedagógica do educador que, apesar de desejar mudanças em sua prática, resiste ferreamente em alterar os procedimentos que a envolvem. Trata-se de uma pesquisa com características etnográficas, construída mediante consultas literárias relacionadas ao tema, análise de documentos, uso de protocolos de registro e diário de campo, enfim, coleta de dados mediante observação nas turmas de segunda fase do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. O acompanhamento cotidiano do fazer pedagógico tornou-se imprescindível, com vistas a captar as interligações teórico-práticas presentes no dia-a-dia nas salas de aula da EAJA. Os dados foram analisados à luz do referencial histórico-dialético. Utilizei-me de leituras de autoria de Paulo Freire (1977, 1983, 1986, 1987, 1992 e 1995) Arroyo, (2001) Haddad (1991, 1994, 1999), Vasconcellos (2000), dentre outros. A análise dos dados teve como objetivo explicitar os elementos fundamentais para a construção de uma práxis pedagógica na EAJA, coerente com os anseios daqueles que a buscam. Os resultados da investigação indicaram que, diante da multiplicidade de variáveis que interferem na prática cotidiana, é de fundamental importância a participação dos educadores nas decisões a respeito do que se vai ensinar e de como vai ensinar, pois seu conhecimento acerca da metodologia em desenvolvimento é fundamental. A pesquisa desvelou também alguns elementos fundamentais na investigação do tema gerador como construção de uma práxis pedagógica que se articule aos interesses das classes populares, na perspectiva de uma educação crítico-democrática e transformadora, própria de uma administração popular.