Elenice Vieira Machado Mariaca. Princípios fonético-fonológicos aplicados no ensino da escrita na
alfabetização de jovens e adultos. 01/08/2002
1v. 208p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - LETRAS
Orientador(es): VICENTE MASSIP VICIANO
Biblioteca Depositaria: BC, PGLETRAS
Palavras - chave:
ALFABETIZACAO; EDUCACAO ADULTOS; FONÉTICA
Área(s) do conhecimento:
LINGÜÍSTICA
LINGÜÍSTICA APLICADA
Banca examinadora:
Geraldo Barroso Filho
Linha(s) de pesquisa:
ORGANIZAÇÃO LINGÜÍSTICA DA PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA Investigação da produção discursiva dos pontos de vista etnográficos, cognitivo e semântico-discursivo do texto oral e escrito, envolvendo problemas de organização, desenvolvimento, compreensão, tipologia, morfologia, sintaxe e léxico, fenômenos prosódico
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
É objetivo desa Dissertação de Mestrado fazer uma pesquisa exploratória sobre os princípios fonético-fonológicos aplicados ao ensino da escrita na alfabetização de jovens e adultos, a partir da pesquisa teórica e da observação prática de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos. Para alcançar esse objetivo, primeiramente situamos o nosso objeto de estudo no campo da linguística, relacionando-o aos conceitos de fonética e fonologia, procurando trazê-los à realidade da alfabetização de jovens e adultos. Nossa premissa parte do ponto de vista de que a fonologia pode auxiliar professores no processo de alfabetização. Apresentamos, em seguida, os fundamentos teóricos da fonologia da língua portuguesa, relevantes a um professor alfabetizador. Diversos pontos são aqui discutidos, levando em consideração a sua importância diante dos problemas encontrados na fase da observação. Expomos, ainda, possíveis soluções aplicáveis ao contexto de alfabetização de jovens e adultos, ressaltando a relevância da fonologia nesse processo e suas contribuições para um melhor êxito de alunos e professores no processo ensino-aprendizagem.