Elenice Vieira Machado Mariaca. Princípios fonético-fonológicos aplicados no ensino da escrita na alfabetização de jovens e adultos. 01/08/2002

 1v. 208p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - LETRAS

 Orientador(es): VICENTE MASSIP VICIANO

 Biblioteca Depositaria: BC, PGLETRAS

 

Palavras - chave:

 ALFABETIZACAO; EDUCACAO ADULTOS; FONÉTICA

 

Área(s) do conhecimento: 

 LINGÜÍSTICA

 

 LINGÜÍSTICA APLICADA

 

Banca examinadora: 

 Geraldo Barroso Filho

 

Linha(s) de pesquisa:

 ORGANIZAÇÃO LINGÜÍSTICA DA PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA  Investigação da produção discursiva dos pontos de vista etnográficos, cognitivo e semântico-discursivo do texto oral e escrito, envolvendo problemas de organização, desenvolvimento, compreensão, tipologia, morfologia, sintaxe e léxico, fenômenos prosódico

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 É objetivo desa Dissertação de Mestrado fazer uma pesquisa exploratória sobre os princípios fonético-fonológicos aplicados ao ensino da escrita na alfabetização de jovens e adultos, a partir da pesquisa teórica e da observação prática de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos. Para alcançar esse objetivo, primeiramente situamos o nosso objeto de estudo no campo da linguística, relacionando-o aos conceitos de fonética e fonologia, procurando trazê-los à realidade da alfabetização de jovens e adultos. Nossa premissa parte do ponto de vista de que a fonologia pode auxiliar professores no processo de alfabetização. Apresentamos, em seguida, os fundamentos teóricos da fonologia da língua portuguesa, relevantes a um professor alfabetizador. Diversos pontos são aqui discutidos, levando em consideração a sua importância diante dos problemas encontrados na fase da observação. Expomos, ainda, possíveis soluções aplicáveis ao contexto de alfabetização de jovens e adultos, ressaltando a relevância da fonologia nesse processo e suas contribuições para um melhor êxito de alunos e professores no processo ensino-aprendizagem.