CRISTIANE MUENCHEN. CONFIGURAÇÕES CURRICULARES MEDIANTE O ENFOQUE CTS: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA EJA AUTORA: CRISTIANE MUENCHEN ORIENTADOR: DÉCIO AULER SANTA MARIA/RS, 17 DE FEVEREIRO DE 2006. 01/02/2006

 1v. 129p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Décio Auler

 Biblioteca Depositaria: Central e Setorial

 

Palavras - chave:

 Currículo, Abordagem Temática, Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Demétrio Delizoicov Neto

 

 Linha(s) de pesquisa:

Currículo, Ensino e Práticas Escolares  Esta Linha de Pesquisa pretende oferecer e discutir suporte teórico-metodológico para ações investigativas sobre o espaço pedagógico da organização escolar, priorizando como focos de pesquisa elementos como o currículo, o ensino, e as práticas escolares.

 

 Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 Resumo tese/dissertação:

 RESUMO Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil CONFIGURAÇÕES CURRICULARES MEDIANTE O ENFOQUE CTS: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA EJA AUTORA: CRISTIANE MUENCHEN ORIENTADOR: DÉCIO AULER SANTA MARIA/RS, 17 DE FEVEREIRO DE 2006 Nesta pesquisa, são analisados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares que buscam enfocar interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, mediante a abordagem de temáticas contemporâneas, marcadas pela componente científico-tecnológica. Tais encaminhamentos curriculares estão balizados por uma aproximação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento CTS. Para ocorrer uma leitura crítica da realidade, dimensão fundamental em Freire, entende-se que é, cada vez mais, fundamental uma compreensão crítica das interações entre CTS, considerando que a dinâmica social contemporânea está fortemente condicionada pela ciência e tecnologia. No contexto de tais intervenções curriculares, surge o problema de investigação: Quais os possíveis desafios a serem enfrentados/investigados quando se buscam configurações curriculares que contemplem o enfoque CTS através da abordagem de problemas de relevância social junto a EJA? Os objetivos da pesquisa são: identificar e discutir posicionamentos de professores da EJA quanto à utilização de temas/problemas de relevância social em suas aulas e identificar e discutir estrangulamentos a serem enfrentados nas instituições escolares. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e os instrumentos utilizados foram: registros escritos, sob a forma de Diários; questionários e entrevistas. Como síntese dos resultados da investigação, são definidas e discutidas quatro categorias, as quais constituem desafios a serem enfrentados: a) superação do reducionismo metodológico, ou seja, ao professor atribui-se o papel de “vencer programas”; b) o trabalho interdisciplinar; c) suposta resistência dos alunos à abordagem temática e d) desenvolvimento de temas polêmicos que envolvem conflitos/contradições locais. Palavras Chave: Configurações Curriculares, Abordagem Temática, Enfoque CTS, Educação de Jovens e Adultos.