LUCILENE SILVA SANTANA. A construção dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Fundamental 17 de Taguatinga. 01/12/2004

 1v. 96p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): RENATO HILÁRIO DOS REIS

 Biblioteca Depositaria: BCE

 

Palavras - chave:

 projeto político-pedagógico; educação de jovens e adultos;

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 

RODRIGO DE SOUZA DANTAS MENDONÇA PINTO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 MAGISTÉRIO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM  Trabalho Pedagógico e Formação de Professores; Processos de ensino-aprendizagem nos diversos graus e modalidades; Diversidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Criatividade e o lúdico na escola. Ética e Magistério. Proj. Pedag. na escola.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação de mestrado busca apresentar uma experiência de construção coletiva do projeto político-pedagógico no período 1995-1999 em uma escola pública, Centro de Ensino Fundamental 17 de Taguatinga, Distrito Federal. Ao examinar o processo de sua elaboração, implantação e implementação, percebe-se que a democratização das relações no interior da escola possibilitou a esses sujeitos exercerem o poder ao reivindicarem para si a condução do projeto de acordo com seus interesses e expectativas. Entretanto, esses mesmos sujeitos o vêem desaparecer com o Decreto nº 20691/1999 e a Lei complementar 247/1999. Em conseqüência, a partir de 2000 é implantada em toda a rede pública de ensino do Distrito Federal, uma nova proposta de operacionalização da Educação de Jovens e Adultos desconsiderando as particularidades dos projetos construídos pelas escolas. Esta intervenção da Secretaria de Estado da Educação gera no Centro de Ensino Fundamental 17 uma mobilização, uma resistência. Esta, por sua vez, gera um contra-poder, um contra-discurso de ação oposta à do Governo (2000-2003). Assim, esta pesquisa busca acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico existente na atualidade, fruto dessa resistência, identificando as marcas deixadas pela experiência anterior (1995-1999), mostrando através destas o movimento práxico de construção desses indivíduos como sujeitos.