Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida. Educação de jovens e adultos: Análise das concepções de língua(gem) e de leitura dos professores de português. 01/08/2004

 1v. 201p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Alda Maria do Nascimento Osório

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMS

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; prática pedagógica;língua(gem)

 

 

Banca examinadora: 

Leôncio José Gomes Soares

 

Maria Emilia Borges Daniel

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo teve como objetivos conhecer e analisar as concepções teórico-metodológicas de língua(gem) e leitura dos professores de Português da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Fundamental, da rede municipal de Campo Grande/MS. Os sujeitos colaboradores da pesquisa foram professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos, de 5a a 8a séries, do Ensino Fundamental, da referida rede de ensino. A justificativa desse estudo se dá pela importância e pelo papel mediador do professor de Português da EJA ao trabalhar com a língua(gem) e a leitura junto a pessoas jovens e adultas para que as mesmas apropriem-se do letramento e sejam sujeitos mais autônomos. E ainda, por possibilitar a explicitação das concepções teórico-metodológicas de língua(gem) e de leitura que fundamentam o trabalho pedagógico desses professores, no intuito de instigar reflexões capazes de intervir no fazer pedagógico deles, uma vez que pela prática desses docentes o ensino de Língua Portuguesa da EJA pode ser significativo ou não. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada no referencial sócio-histórico, tendo como pilares os pressupostos do materialismo histórico-dialético, o qual considera a história como o eixo da explicação e da compreensão científica, olha os sujeitos enquanto seres concretos dentro de uma realidade social, sendo também, criador desta realidade e transformador deste contexto social. Para esclarecer a questão da pesquisa, apropriou-se de duas técnicas: a entrevista e a análise de conteúdo. A análise das falas dos professores evidenciou que estes: a) apesar de explicitarem conceitos de língua(gem) e de leitura, eles, ainda, não têm consciência de quais são seus referenciais teórico-metodológicos para trabalhá-las, bem como não conseguem, também, relacioná-los à prática docente; b) as concepções de língua e linguagem estão atreladas às teorias lingüísticas estruturalistas e idealistas, pois os professores colaboradores deste estudo, não conseguem, ainda, enxergá-las como objetos sócio-histórico-ideológicos; c) suas práticas amparam-se no empirismo; d) não conceituam a leitura como simplesmente uma decodificação de palavras, possuindo múltiplos sentidos, mas, ainda, não conseguem enxergar que a leitura se dá dentro de uma realidade sócio-histórico-ideológica; e) a maioria deles, nos três últimos anos, tiveram poucas oportunidades de participar de capacitação continuada na área de atuação profissional; f) e, também, que os órgãos empregadores têm investido pouco em capacitação profissional para esses docentes.