Augusta Aparecida Neves de Mendonça. Práticas pedagógicas nas aulas de matemática: um estudo exploratório nas escolas Xacriabá. 20/11/2007                            

1v. 215 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                               

Orientador: MARCIA MARIA FUSARO PINTO                                                                                     

Co-orientador: ANA MARIA RABELO GOMES                                                              

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital da UFMG

 

Palavras - chave:                                                                                                                                          

Práticas pedagógicas; Professores indígenas; Ensino matemática; Escolas Xacriabá

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                        

MARCIA MARIA FUSARO PINTO

ANA MARIA RABELO GOMES

ROSELI DE ALVARENGA CORRÊA                                                                                                  

LUCIA HELENA ALVAREZ LEITE                                                                                                                  

MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES                                                                                                     

 

Linha(s) de pesquisa:

PRÁTICAS DE NUMERAMENTO E EDUCAÇÃO INDIGENA Desenvolver pesquisas que focalizem práticas de numeramento como práticas sociais que conformam demandas e possibilidades na educação matemática de grupos indígenas

Dependência administrativa                                                                                            

Federal

 

Resumo tese/dissertação:      

Neste estudo são descritas e analisadas as práticas pedagógicas dos professores indígenas que ensinam Matemática nas escolas Xacriabá, com base na relação da escola com o cotidiano da aldeia, das formas de participação que ocorrem nas aulas e das escolhas pedagógicas dos professores. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, sob a orientação de teorias culturais, incorporando alguns direcionamentos da microetnografia, utilizando-se como principais instrumentos a coleta de dados, a observação das aulas de três professores em duas escolas Xacriabá, entrevistas e a análise de documentos pessoais e oficiais. As questões que emergiram durante a pesquisa foram analisadas à luz dos trabalhos de etnografia do cotidiano escolar em particular, dos estudos relativos às culturas escolares , articulados com as teorias sobre cultura que perpassam este trabalho. Recorreu-se, também, aos estudos sobre as tendências do ensino de Matemática no Brasil, a Etnonatemática e a Matemática na educação escolar indígena. A leitura das práticas pedagógicas presentes nas aulas de Matemática das escolas Xacriabá apresenta, inicialmente, aspectos dessas escolas que revelam marcas da padronização e das singularidades delas em relação à organização do tempo escolar e ao acolhimento às diferentes presenças nas salas de aula. Neste trabalho, mostra-se que as práticas pedagógicas dos professores nas aulas de Matemática estão entrelaçadas por diferentes formas de participação e por relações de poder entre os conhecimentos matemáticos acadêmicos e os conhecimentos matemáticos locais, que indicam como a Matemática está se configurando nas escolas Xacriabá, aqui chamada de Matemática escolar indígena. Além disso, os modos de ensinar dos professores evidenciam uma situação vivenciada hoje por muitas escolas indígenas, em especial pelas escolas Xacriabá, de que os professores, tendo como base o livro didático, aprendem para ensinar conteúdos de Matemática que nunca lhes foram ensinados.