Augusta
Aparecida Neves de Mendonça. Práticas pedagógicas nas aulas de matemática: um
estudo exploratório nas escolas Xacriabá. 20/11/2007
1v.
215 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador: MARCIA MARIA FUSARO PINTO
Co-orientador:
ANA MARIA RABELO GOMES
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital da UFMG
Palavras - chave:
Práticas pedagógicas; Professores
indígenas; Ensino matemática; Escolas Xacriabá
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARCIA MARIA FUSARO PINTO
ANA MARIA RABELO GOMES
ROSELI DE ALVARENGA CORRÊA
LUCIA HELENA ALVAREZ LEITE
MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES
Linha(s) de pesquisa:
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO
E EDUCAÇÃO INDIGENA Desenvolver pesquisas que
focalizem práticas de numeramento como práticas sociais que conformam demandas
e possibilidades na educação matemática de grupos indígenas
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Neste
estudo são descritas e analisadas as práticas pedagógicas dos professores
indígenas que ensinam Matemática nas escolas Xacriabá, com base na relação da
escola com o cotidiano da aldeia, das formas de participação que ocorrem nas
aulas e das escolhas pedagógicas dos professores. A metodologia utilizada
baseou-se na abordagem etnográfica, sob a orientação de teorias culturais,
incorporando alguns direcionamentos da microetnografia, utilizando-se como
principais instrumentos a coleta de dados, a observação das aulas de três
professores em duas escolas Xacriabá, entrevistas e a análise de documentos
pessoais e oficiais. As questões que emergiram durante a pesquisa foram
analisadas à luz dos trabalhos de etnografia do cotidiano escolar em
particular, dos estudos relativos às culturas escolares ,
articulados com as teorias sobre cultura que perpassam este trabalho.
Recorreu-se, também, aos estudos sobre as tendências do ensino de Matemática no
Brasil, a Etnonatemática e a Matemática na educação
escolar indígena. A leitura das práticas pedagógicas presentes nas aulas de
Matemática das escolas Xacriabá apresenta, inicialmente, aspectos dessas
escolas que revelam marcas da padronização e das singularidades delas em
relação à organização do tempo escolar e ao acolhimento às diferentes presenças
nas salas de aula. Neste trabalho, mostra-se que as práticas pedagógicas dos
professores nas aulas de Matemática estão entrelaçadas por diferentes formas de
participação e por relações de poder entre os conhecimentos matemáticos
acadêmicos e os conhecimentos matemáticos locais, que indicam como a Matemática
está se configurando nas escolas Xacriabá, aqui chamada de
Matemática escolar indígena. Além disso, os modos de ensinar dos
professores evidenciam uma situação vivenciada hoje por muitas escolas
indígenas, em especial pelas escolas Xacriabá, de que
os professores, tendo como base o livro didático, aprendem para ensinar
conteúdos de Matemática que nunca lhes foram ensinados.