GISLAINE MARIA G. AQUINO. O OLHAR DO ALUNO ADULTO SOBRE SUA TRAJETÓRIA:
(RE)SIGNIFICANDO O ENSINAR E O APRENDER. 01/01/2001
1v. 327p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): HUGO OTTO BEYER
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
gaquino@cpovo.net
Palavras - chave:
educacão de adultos; educação popular; fracasso escolar
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Banca examinadora:
ROSANGELA DALL'AGNOL
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Sabe-se que diferentes pesquisas em diferentes
lugares, já realizadas, tentam explicar ou justificar que as condições
sócio-econômicas são fatores determinantes no desempenho escolar. Esta pesquisa
tem a intenção de aprofundar um pouco essa discussão. A investigação foi
realizada com alunos do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria
Municipal de Educação do município de Porto Alegre que tem
pautado seu trabalho político-pedagógico no rompimento de uma elaboração
curricular acrítica, apoiada nas ideologias de uma
sociedade profundamente desigual, mas que apresenta um elevado índice de
permanência nas etapas de alfabetização. E, face a esses significativos índices
a proposta foi estudar as razões através das condições sociais, pedagógicas,
emocionais e cognitivas dos alunos, o porquê da permanência por tanto tempo na
mesma etapa. Por outro lado, nas entrevistas com os professores investiguei
suas concepções sobre os fatores que interferem na aprendizagem. Utilizei
entrevistas semi-estrutradas tanto com os alunos como
com seus professores. Os dados encontrados apontam para caminhos, mesmo que
provisórios e pontuais, até então não estudados na educação popular. Os adultos
pesquisados, em número de quatro e com idades que variam de