GISLAINE MARIA G. AQUINO. O OLHAR DO ALUNO ADULTO SOBRE SUA TRAJETÓRIA: (RE)SIGNIFICANDO O ENSINAR E O APRENDER. 01/01/2001

 1v. 327p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): HUGO OTTO BEYER

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO

 

Email do autor:

 gaquino@cpovo.net

 

 

Palavras - chave:

 educacão de adultos; educação popular; fracasso escolar

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

 

Banca examinadora: 

 ROSANGELA DALL'AGNOL

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS  X

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Sabe-se que diferentes pesquisas em diferentes lugares, já realizadas, tentam explicar ou justificar que as condições sócio-econômicas são fatores determinantes no desempenho escolar. Esta pesquisa tem a intenção de aprofundar um pouco essa discussão. A investigação foi realizada com alunos do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do município de Porto Alegre que tem pautado seu trabalho político-pedagógico no rompimento de uma elaboração curricular acrítica, apoiada nas ideologias de uma sociedade profundamente desigual, mas que apresenta um elevado índice de permanência nas etapas de alfabetização. E, face a esses significativos índices a proposta foi estudar as razões através das condições sociais, pedagógicas, emocionais e cognitivas dos alunos, o porquê da permanência por tanto tempo na mesma etapa. Por outro lado, nas entrevistas com os professores investiguei suas concepções sobre os fatores que interferem na aprendizagem. Utilizei entrevistas semi-estrutradas tanto com os alunos como com seus professores. Os dados encontrados apontam para caminhos, mesmo que provisórios e pontuais, até então não estudados na educação popular. Os adultos pesquisados, em número de quatro e com idades que variam de 31 a 66 anos, demonstram condições cognitivas aquém de suas possibilidades, o que de alguma maneira foi reforçado por suas condições emocionais e sociais, e por conseguinte interferem nas suas condições pedagógicas. Os professores desses alunos, por outro lado, nas suas falas, deixam transparecer práticas tradicionais, que foram e são questionadas pela Educação Popular.