Jonildo Eufrázio de Lima. Aquisição da escrita na alfabetização de adultos. 01/05/2003

 1v. 115p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – LINGÜÍSTICA

 

 Orientador(es): Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo

 

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca do Centro de humanidades

 

Palavras - chave:

 aquisição escrita; adultos

 

Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA

 

Banca examinadora: 

 Ana Célia Clemetino Moura

 

Linha(s) de pesquisa:

 AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM  ESTUDO DA AQUISIÇÃO DESENVOLVIMENTO E DO PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM; INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMPREENÇÃO E PRODUÇÃO DA FALA E DA ESCRITA EM SEUS ASPECTOS LINGÜÍSTICOS E COGNITIVOS.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 

 Este estudo discute sobre a aquisição da escrita por alfabetizandos adultos. Procuramos analisar se os adultos em alfabetização apresentam os mesmos níveis de conceitualização da escrita verificados por Ferreiro & Teberosky (1999) em crianças não alfabetizadas, além de observarmos as possíveis diferenças existentes entre estas fases distintas de aquisição da escrita (infância e adulta). A pesquisa de campo teve o objetivo de investigar através de entrevista clínica se os níveis de conceitualização da escrita: pré-silábico I, pré-silábico II, silábico, silábico-alfabético e alfabético realmente podem ser constatados em escritos de adultos matriculados no Programa Alfabetização Solidária. Concluímos que esses níveis de conceitualização da escrita são observáveis tanto em crianças como em adultos em processo de aquisição da escrita, inclusive o mais primitivo, pré-silábico I, que não foi identificado por Ferreiro (1983) em trabalho com adultos mexicanos não-alfabetizados. Constatamos também que as diferenças entre os níveis de conceitualização da escrita de criança e de adultos se devem à maior experiência de vida dos adultos, bem como a uma maior exposição destes aos textos do meio urbano. Por último podemos analisar que essas diferenças verificadas são mais evidentes nos níveis mais primitivos e vão diminuindo de acordo com a passagem de um estágio menos evoluído para outro mais evoluído.