Maria Marlene do Carmo Pasqualotto. Educação para o Aluno Trabalhador com Dificuldades de Frequentar o Ensino Regular. 19/12/2000

 1v. 110p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 Orientador(es): Alejandro Martins Rodriguez

 Biblioteca Depositaria: BU - UFSC

 

Email do autor:

 masqualotto@hotmail.com

 

Palavras - chave:

 Educ. de Jov. e Adul;Educação e Trabalho;Educação a Distânci

 conhecimento: 

 

Banca examinadora: 

 Tamara Benakouche

 

Linha(s) de pesquisa:

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

 

Dependência administrativa Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O ensino deve se pautar pela universalização do ensino básico a toda a população, mas o que se observa é uma numerosa soma de adultos analfabetos ou que não completaram a escolaridade básica. São jovens e adultos trabalhadores que, por razões socioeconômicas, não puderam completar o ensino regular. Para iniciar a reflexão procuramos historiar e levantar algumas políticas com relação ao desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil desde seus início até nossos dias, fazendo uma relação entre a educação, o trabalho, o conhecimento e as novas tecnologias. Estes jovens e adultos com necessidade de iniciar ou prosseguir seus estudos já têm profissão, estão trabalhando em horário integral, e têm dificuldades de conciliar seus horários de trabalho com a escola. A partir dessa realidade, muitos dependem do ensino a distância. Por esse motivo, enfocamos a educação a distância fazendo uma breve retrospectiva histórica e sua importância para a prática educativa. Hoje é inegável que o aluno precisa ampliar o conhecimento para se apropriar do saber sistematizado. Por isso procura a escola. Para melhor compreender seus anseios com relação à escola, tomamos o CEAD como objeto de análise, buscando identificar o perfil do aluno, suas expectativas com relação ao estudo e a maneira como os professores vêm trabalhando com eles, para sugerir novas práticas pedagógicas que auxiliem o trabalho desenvolvido. A escola não é a única instância da sociedade responsável pela formação do educando, mas é no interior dela que o mesmo poderá ampliar seu conhecimento. Sendo a escola o mediador para a construção do conhecimento, a mesma necessita usar de todos os recursos que a sociedade tem para tornar-se espaço vivo de aprendizagem. É preciso que o professor saiba utilizar as ferramentas tecnológicas em seu auxílio. A educação do jovem e do adulto trabalhador precisa ser efetivada e suas expectativas valorizadas. Para tanto a escola deve usar alternativas inovadoras como educação a distância através da Internet e de recursos multimídia para viabilizar a socialização do saber a todos os indivíduos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação e Trabalho; Educação a Distância e Novas Tecnologias.