Eula Regina Lima Nascimento. Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização de Jovens e Adultos: o caso do Programa do Rádio na Paraíba.. 01/11/2004

 1v. 176p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: Bilbioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 educação, educação de jovens e adultos, avaliação

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Ana Dorziat Barbosa de Mélo

 

 João Francisco de Souza

 

 Timothy Denis Ireland

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho versa sobre a Educação/Alfabetização de Jovens e Adultos. Neste estudo relatarmos a pesquisa qualitativa desenvolvida sobre o Programa Escola do Rádio, na cidade de João Pessoa, no qual buscamos conhecer a relação teórico-prática da avaliação da aprendizage, na peculiaridade de um programa destinado a alfabetizar a distância, jovens e adultos paraibanos. O levantamento dos dados foi realizado a partir da análise de documentos, entrevistas com alunos, professores e outros sujeitos do programa. Após a organização em categorias, os dados revelaram a peculiaridade de um trabalho educativo com jovens e adutos, bem como a dicotomia entre a concepção teórico-metodológica de avaliação de aprendizagem, assumida pelos promotores do programa, e os desdobramentos das ações desenvolvidas. Fica evidente, também, um conjunto de questões próprias de fatores cotidianos e históricos, que ocorreram para enfraquecer a afindade entre os princípios pedagógicos aplicados e as aspirações dos educandos atendidos, situação agravada, pela carência de políticas públicas, que incidem diretamente sobre a Educação de Jovens e Adultos frente às demandas da contemporaneidade.