Eula Regina Lima Nascimento. Avaliação
da Aprendizagem na Alfabetização de Jovens e Adultos: o caso do Programa do
Rádio na Paraíba.. 01/11/2004
1v. 176p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Timothy Denis Ireland
Biblioteca Depositaria: Bilbioteca Central da UFPB
Palavras - chave:
educação, educação de jovens e adultos, avaliação
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Ana Dorziat Barbosa de Mélo
João Francisco de Souza
Timothy Denis Ireland
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho versa sobre a Educação/Alfabetização de Jovens e Adultos. Neste estudo relatarmos a pesquisa qualitativa desenvolvida sobre o Programa Escola do Rádio, na cidade de João Pessoa, no qual buscamos conhecer a relação teórico-prática da avaliação da aprendizage, na peculiaridade de um programa destinado a alfabetizar a distância, jovens e adultos paraibanos. O levantamento dos dados foi realizado a partir da análise de documentos, entrevistas com alunos, professores e outros sujeitos do programa. Após a organização em categorias, os dados revelaram a peculiaridade de um trabalho educativo com jovens e adutos, bem como a dicotomia entre a concepção teórico-metodológica de avaliação de aprendizagem, assumida pelos promotores do programa, e os desdobramentos das ações desenvolvidas. Fica evidente, também, um conjunto de questões próprias de fatores cotidianos e históricos, que ocorreram para enfraquecer a afindade entre os princípios pedagógicos aplicados e as aspirações dos educandos atendidos, situação agravada, pela carência de políticas públicas, que incidem diretamente sobre a Educação de Jovens e Adultos frente às demandas da contemporaneidade.