Fabíola Mônica da Silva Gonçalves. Coerência
textual: um estudo com jovens e adultos. 01/10/2000
1v. 64p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PSICOLOGIA (PSICOLOGIA COGNITIVA)
Orientador(es): Maria da Graça Bompastor Borges Dias
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPE
Palavras - chave:
Coerência, texto, produção de história
Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA COGNITIVA
Banca examinadora:
Cleonice Pereira dos Santos Camino
Linha(s) de pesquisa:
Comunicação oral e escrita Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da leitura e da escrita.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A coerência é um fenômeno lingüístico
responsáveis pela construção de sentido que garante a interpretabilidade
de um texto. Em geral, as investigações conduzidas pela psicologia cognitiva
têm investido esforços no exame da coerência a partir da perspective daqueles
que recebem o texto, sendo escassas as investigações que enfatizam a
perspective do narrador. O presente estudo examinou se o estabelecimento da
coerência textual está relacionado à aquisição da leitura e da escrita com jovens
e adultos, em processo de alfabetização, em uma situação de produção de texto.
Participaram do estudo 40 pessoas, com idade entre