Fabíola Mônica da Silva Gonçalves. Coerência
textual: um estudo com jovens e adultos. 01/10/2000
1v. 64p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PERNAMBUCO - PSICOLOGIA (PSICOLOGIA COGNITIVA)
Orientador(es):
Maria da Graça Bompastor Borges Dias
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da
UFPE
Palavras - chave:
Coerência, texto, produção de história
Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA COGNITIVA
Banca examinadora:
Cleonice Pereira dos Santos Camino
Linha(s) de pesquisa:
Comunicação oral e escrita Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da
leitura e da escrita.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A coerência é um fenômeno lingüístico
responsáveis pela construção de sentido que garante a interpretabilidade
de um texto. Em geral, as investigações conduzidas pela psicologia cognitiva
têm investido esforços no exame da coerência a partir da perspective daqueles
que recebem o texto, sendo escassas as investigações que enfatizam a
perspective do narrador. O presente estudo examinou se o estabelecimento da
coerência textual está relacionado à aquisição da leitura e da escrita com jovens
e adultos, em processo de alfabetização, em uma situação de produção de texto.
Participaram do estudo 40 pessoas, com idade entre 15 a 45 anos, matriculadas no
1° e 2° ciclos da Educação Básica de Jovens e Adultos de uma escola pública da
cidade de Recife. No 1° ciclo tanto havia alunos na fase inicial da leitura e
da escrita como alunos com uma experiência escolar prévia, porem apresentando
um dominio precário acerca da leitura e da escrita.
Os alunos matriculados no 2° ciclo, já haviam sido alfabetizados. Em uma única
sessão, os alunos foram individualmente solicitados a produzir oralmente uma
história original gravada e transcrita posteriormente. As histórias foram
analisadas em função de indicadores especificos,
agrupados em um sistema de análise elaborado por Spinillo
e Martins (1997), o qual expressa niveis distintos
acerca do estabelecimento da coerência. Comparações entre os ciclos foram
realizadas. Pode-se verificar que os resultados obtidos no presente estudo
corroboram corn os dos referidos autores no estudo
original realizado com crianças. No geral, os resultados evidenciam que há
indicadores mais fáceis de serem estabelecidos do que outros. Por exemplo, a
manutenção dos personagens ao longo da história é mais freqüente do que o
desfecho da história o qual prescinde da habilidade do produtor em ter que
relacioná-lo aos demais episódios anteriormente narrados no texto. Conclui-se
neste estudo que a escolaridade contribui para o estabelecimento da coerência
na produção história.