Fabíola Mônica da Silva Gonçalves. Coerência textual: um estudo com jovens e adultos. 01/10/2000

 1v. 64p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PSICOLOGIA (PSICOLOGIA COGNITIVA)

 Orientador(es): Maria da Graça Bompastor Borges Dias

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPE

 

Palavras - chave:

 Coerência, texto, produção de história

 

 Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA COGNITIVA

 

Banca examinadora: 

 Cleonice Pereira dos Santos Camino

 

Linha(s) de pesquisa:

 Comunicação oral e escrita  Estudos sobre os processos psicológicos, interpessoais e contextuais envolvidos na aquisição da leitura e da escrita.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A coerência é um fenômeno lingüístico responsáveis pela construção de sentido que garante a interpretabilidade de um texto. Em geral, as investigações conduzidas pela psicologia cognitiva têm investido esforços no exame da coerência a partir da perspective daqueles que recebem o texto, sendo escassas as investigações que enfatizam a perspective do narrador. O presente estudo examinou se o estabelecimento da coerência textual está relacionado à aquisição da leitura e da escrita com jovens e adultos, em processo de alfabetização, em uma situação de produção de texto. Participaram do estudo 40 pessoas, com idade entre 15 a 45 anos, matriculadas no 1° e 2° ciclos da Educação Básica de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Recife. No 1° ciclo tanto havia alunos na fase inicial da leitura e da escrita como alunos com uma experiência escolar prévia, porem apresentando um dominio precário acerca da leitura e da escrita. Os alunos matriculados no 2° ciclo, já haviam sido alfabetizados. Em uma única sessão, os alunos foram individualmente solicitados a produzir oralmente uma história original gravada e transcrita posteriormente. As histórias foram analisadas em função de indicadores especificos, agrupados em um sistema de análise elaborado por Spinillo e Martins (1997), o qual expressa niveis distintos acerca do estabelecimento da coerência. Comparações entre os ciclos foram realizadas. Pode-se verificar que os resultados obtidos no presente estudo corroboram corn os dos referidos autores no estudo original realizado com crianças. No geral, os resultados evidenciam que há indicadores mais fáceis de serem estabelecidos do que outros. Por exemplo, a manutenção dos personagens ao longo da história é mais freqüente do que o desfecho da história o qual prescinde da habilidade do produtor em ter que relacioná-lo aos demais episódios anteriormente narrados no texto. Conclui-se neste estudo que a escolaridade contribui para o estabelecimento da coerência na produção história.