DEISE DE SOUZA DIAS. JOVEM ALUNO TRABALHADOR DO ENSINO MÉDIO: A ARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. 01/10/2000

 1v. 166p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ELOISA HELENA SANTOS

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

Email do autor:

 deisesd@uol.com.br

 

Palavras - chave:

 JOVEM, TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESCOLA, USO DE SI

 

Área(s) do conhecimento: 

 ENSINO PROFISSIONALIZANTE

 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

 POLÍTICA EDUCACIONAL

 

 Banca examinadora: 

 ELOISA HELENA SANTOS

 

 MARIA AMELIA GOMES DE CASTRO GIOVANETTI

 

 MARIA INÊS ROSA

 

 Linha(s) de pesquisa:

 TRABALHO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO  TOMA COMO REFERÊNCIA BÁSICA O PRESSUPOSTO DA CENTRALIDADE DO TRABALHO NA ESTRUTURAÇÃO DO QUADRO DA EXPERIÊNCIA NA MODERNIDADE CAPITALISTA; INTERESSA-SE PELA COMPREENSÃO DOS NEXOS QUE SE ESTABELECEM ENTRE RELAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES SOCIAIS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 Resumo tese/dissertação:

 ESTE ESTUDO CONSTITUI UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO QUE OS JOVENS ALUNOS TRABALHADORES ESTABELECEM ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, EM BELO HORIZONTE, JUNTO A ALUNOS TRABALHADORES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, DO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE PROCESSAMENTO DE DADOS E DO CURSO CIENTÍFICO, DE FORMAÇÃO GERAL. DESTACO A ESCOLA E O TRABALHO ENQUANTO ESPAÇOS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DESSES JOVENS, SEM, NO ENTANTO, DESCONHECER AS CONTRIBUIÇÕES DOS DEMAIS ESPAÇOS NOS QUAIS ELES ESTÃO INSERIDOS. PARA PERCEBER A SUBJETIVIDADE PRESENTE NO PROCESSO DE TRABALHO, TRATO-O A PARTIR DA SUA DIMENSÃO CONCRETA. A ESCOLA, POR SUA VEZ, É ABORDADA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL. PROCURO A DINÂMICA COTIDIANA NESSES ESPAÇOS, INDO ALÉM DAS DETERMINAÇÕES SOCIAIS E ENFATIZANDO A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS. DISCUTO O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA PARA DESTACAR A VIVÊNCIA DOS ALUNOS TRABALHADORES, CONSIDERANDO AS SUAS ESPECIFICIDADES ENQUANTO JOVENS. A ANÁLISE INDICA QUE O TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA NECESSIDADE PARA OS JOVENS, APARECENDO MUITO PRECOCEMENTE EM SUAS VIDAS. MAS APESAR DE TEREM QUE TRABALHAR, OS JOVENS, SUJEITOS DESTA PESQUISA, PERMANECERAM ESTUDANDO. NA ATUALIDADE, ELES TÊM SE DEPARADO COM AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSA A SOCIEDADE, QUE AFETAM O MUNDO DO TRABALHO E FAZEM DEMANDAS À EDUCAÇÃO, PARA QUE ELA FORME O TRABALHADOR DENTRO DO PERFIL DESEJADO PELO EMPRESARIADO. AINDA QUE O CAPITAL PRETENDA A COMPLETA DOMINAÇÃO DOS TRABALHADORES, ELES CONSEGUEM ESCAPAR A ELA. NO PROCESSO DE CONCILIAÇÃO TRABALHO/ESCOLA, OS JOVENS, AINDA QUE TAMBÉM FAÇAM "USO DE SI PELOS OUTROS", DEPARAM-SE COM A POSSIBILIDADE DE FAZEREM "USO DE SI POR SI MESMOS". ASSIM, ELES COLOCAM EM TRABALHO O SABER, ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO, EM SI MESMOS, DE AMBAS AS ATIVIDADES.