Francisca Maria da Conceição. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UFPE. 01/10/2003

 1v. 224p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): João Francisco de Souza

 Biblioteca Depositaria: Bibliotecas Central e Setorial de Educação da UFPE

 

Email do autor:

 frandac@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 EJA; Educação Básica; Formação de Professores.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 José Batista Neto

 

 Timothy Dennis Ireland

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação de Professores e Prática Pedagógica  Entende a prática pedagógica como a materialização de projetos e processos educativos, em diversos espaços de aprendizagem e níveis de ensino. São temas abordados: relação conhecimento, cultura e currículo, cotidiano escolar, formação e trabalho docente.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo investigou a formação de professores e professoras para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Pós-graduação Latu Sensu da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesse sentido, objetivamos compreender a concepção da proposta dos cursos denominados de Especialização em Fundamentos da EJA, oferecidos por essa instituição, desde o início da década de 1990, analisando-se seus fundamentos político-pedagógicos. Desse modo, o campo adotado para esta pesquisa foi esses cursos, e os sujeitos sociais participantes foram professores e professoras egressos/as e aqueles/as em formação no momento desta investigação. Dentre outras referências teóricas utilizadas para apoiar este estudo, privilegiamos o pensamento político-pedagógico de Paulo Freire sobre formação docente, a partir de três fundamentos: a dialogicidade, a inconclusão do ser humano e a natureza ética de sua pedagogia e pensamento. O percurso teórico-metodológico adotado foi a abordagem qualitativa orientada por Minayo (1999) e os procedimentos para a abordagem do campo de pesquisa foram a pesquisa bibliográfica, observações participantes, entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e questionários semi-abertos. A técnica utilizada para a análise dos resultados obtidos foi a Analise de Conteúdo, embassada na orientação a partir de Bardin (1988). A análise das informações obtidas revelou que a UFPE vem formando profesores para a EJA em cursos de Especialização que se fundamentam numa concepção de educação como atividade cultural que privilegia a construção da humanidade, do ser humano e de formação como processo inacabado, por isso permanente; que a opção dos professores por esses cursos se fundamenta, predominantemente, no desejo de aperfeiçoamento da experiência teórico-prática. Por outro lado, os fundamentos anunciados na estrutura curricular e trabalhos no curso não têm sido apreendidos o suficiente pelos professores para que possam referir a contribuição dessa formação para a vida pessoal e profissional.