Ana Paula Martins. A Escola, a
ruptura, o retorno: A educação de Jovens e adultos. 01/08/2006
1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig
Biblioteca Depositaria: bilbioteca da FURB
Palavras - chave:
Discurso Escola; Educação de Jovens e Adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Nilcéa Lemos Pelandré
Linha(s) de pesquisa:
Discurso e práticas educativas Esta linha aborda os discursos de professores e alunos sobre questões pedagógicas, assim como as concepções de linguagem e suas implicações com as práticas educativas.
Dependência administrativa
Municipal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa está situada na
Linha de Discurso e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação – Mestrado
em Educação da FURB e tem como objetivo desvelar o discurso sobre escola que
perpassa a fala dos sujeitos. É de cunho qualitativo e está filiada à Análise
do Discurso de linha francesa. A coleta dos registros analisados deu-se em dois
momentos distintos: no primeiro dia de aula foi solicitado aos sujeitos através
de um comando escrito que escrevessem o que significava escola em suas vidas e
se desejassem podiam fazer um desenho; aproximadamente três meses depois, foram
convidados a participar de uma entrevista individual aberta semi-estruturada.
Essas materialidades desvelaram a discursividade acerca da trajetória escolar
dos sujeitos desde a escola da infância até a escola da atualidade. O diário de
campo também foi utilizado durante todas as etapas da investigação. Os sujeitos
da pesquisa são treze educandas e um educando vinculados a um dos grupos de
Educação de Jovens e Adultos – EJA no município de Blumenau no ano de