Ana Paula Martins. A Escola, a ruptura, o retorno: A educação de Jovens e adultos. 01/08/2006

1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig

Biblioteca Depositaria: bilbioteca da FURB

 

Palavras - chave:

Discurso Escola; Educação de Jovens e Adultos

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Nilcéa Lemos Pelandré

           

Linha(s) de pesquisa:

Discurso e práticas educativas  Esta linha aborda os discursos de professores e alunos sobre questões pedagógicas, assim como as concepções de linguagem e suas implicações com as práticas educativas.     

 

Dependência administrativa

 Municipal

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa está situada na Linha de Discurso e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação da FURB e tem como objetivo desvelar o discurso sobre escola que perpassa a fala dos sujeitos. É de cunho qualitativo e está filiada à Análise do Discurso de linha francesa. A coleta dos registros analisados deu-se em dois momentos distintos: no primeiro dia de aula foi solicitado aos sujeitos através de um comando escrito que escrevessem o que significava escola em suas vidas e se desejassem podiam fazer um desenho; aproximadamente três meses depois, foram convidados a participar de uma entrevista individual aberta semi-estruturada. Essas materialidades desvelaram a discursividade acerca da trajetória escolar dos sujeitos desde a escola da infância até a escola da atualidade. O diário de campo também foi utilizado durante todas as etapas da investigação. Os sujeitos da pesquisa são treze educandas e um educando vinculados a um dos grupos de Educação de Jovens e Adultos – EJA no município de Blumenau no ano de 2004. A escola da infância desses sujeitos era um lugar reconhecido e legitimado socialmente onde ocorreram aprendizagens importantes, uma instituição que exerce poder, classificando, adestrando, punindo, recompensando. Mesmo com todos os mecanismos disciplinares, notou-se também a resistência ao poder instituído, houve aquele que transgrediu as regras não fazendo as tarefas, olhando para fora da sala de aula, mandando bilhetinhos. A ruptura da trajetória escolar dos sujeitos teve como principal motivo o trabalho, pois era preciso trabalhar para ajudar no orçamento familiar. Outro motivo foi a falta de escolas que dessem continuidade aos estudos (5ª a 8ª série) na localidade na qual residiam. Essa ruptura deixou marcas de tristeza e dor nesses sujeitos que não queriam deixar a escola. Já o retorno desses sujeitos aos bancos escolares foi enunciado por eles como oportunidade, realização de um sonho, necessidade para atender ao mercado de trabalho, satisfação por se sentir fazendo parte da sociedade que vivem hoje. O discurso dos sujeitos sobre a escola foi analisado à luz de Pêcheux, Foucault e Orlandi da Análise do Discurso de linha francesa, e também de autores que pesquisam sobre a educação de jovens e adultos.