Edvaneide Barbosa da Silva. Práticas
educativas dos assentados no sudoeste paulista: um olhar sobre o PRONERA -
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.. 01/10/2001
1v. 171p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA DA GLORIA MARCONDES GOHN
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Assentamento; Educação; MST; Escola; Jovens e Adultos
Área(s) do conhecimento:
CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Ariovaldo Umbelino de Olivei
Linha(s) de pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação Estudos referentes à: 1) relação entre sociedade - cultura e educação; 2) certas práticas culturais na história e na educação; 3) constituição cultural do ser humano; 4) diferenciação social-cultural (gênero, etnia, idade, cultura...) e educação; 5) papel
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho trata das experiências
educativas desenvolvidas pelos assentados do sudoeste paulista, organizadas
pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Entre as mais diversas
formas de educação encontradas no assentamento em Itapeva, destacamos a
educação escolar de jovens e adultos. De um modo geral, a luta pela
escolarização dos assentados pode ser caracterizada como parte constitutiva do
processo de reconstrução da vida no assentamento. Ao longo da década de