Regina Celi Delfino da Silva. NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/11/2006

 1v. 117p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Luiz Gonzaga Gonçalves

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do Cento de Educação

 

Palavras - chave:

 jovens; adultos, educação; necessidade de formação

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 Tânia Maria de Melo Moura

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho focaliza a formação continuada dos professores de jovens e adultos, na perspectiva de conhecer suas necessidades de formação, que “são aqueles desejos, problemas, carências e deficiências percebidas pelos professores no desenvolvimento do ensino” (Montero, 1987, p.10 apud MARCELO, 1997, p.66). Nesse sentido, o estudo propõe-se a delinear, numa abordagem qualitativa descritiva, as necessidades de formação continuada de 10 professoras que atuam no ensino presencial do 1º segmento (1ª à 4ª série) da Educação de Jovens e Adultos, no âmbito da rede municipal de ensino de João Pessoa-PB e que freqüentemente participaram dos encontros de formação continuada, organizados pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa-PB, no período 1996 a 2004. Investigar a formação de professores da EJA, tomando por base o olhar deles próprios, suas necessidades de formação demandada da prática das salas de aula constitui o objetivo geral desta pesquisa, em consonância com o que nos diz Goodson (1995, p. 67), “de modo a assegurar que a voz do professor seja ouvida, ouvida em voz alta e ouvida articuladamente”. Para tanto, o estudo privilegiou a entrevista semi estruturada como instrumento de coleta de dados, que foi submetida à análise descritiva dos depoimentos das dez professoras sobre as necessidades de formação continuada relativas aos alunos, ao currículo, aos próprios professores, à escola/instituto, enquanto organização, relativas à organização da formação, à sociedade e ao ensino-aprendizagem. Revelou, ainda, dificuldades de uma política de formação continuada, que, muitas vezes, mesmo bem intencionada e presente no sistema de ensino, pode desconsiderar o chão da sala de aula e outras dificuldades que dizem respeito às instâncias ligadas à prática cotidiana do professores.