Dalva Mendes Scharf. Avaliação da Aprendizagem em um programa de EJA: o processo de elaboração de uma prática pedagógica.. 01/10/2006

 1v. 109p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Verônica Gesser

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI.

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos, Avaliação da aprendizagem.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Mere Abramowicz

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação Docente e Identidades Profissionais  Formação do professor e seus desdobramentos teórico-práticos. Investigação da formação profissional do professor. Processos históricos de profissionalização, bem a construção de sua identidade docente. Currículos de formação inicial e continuada.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa teve como objeto de investigação a avaliação da aprendizagem em uma proposta para pessoas jovens e adultas da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Seu objetivo foi o de compreender o desenvolvimento da avaliação da aprendizagem em seu contexto cotidiano, seu processo pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa caracterizou-se como uma metavaliação, uma avaliação da avaliação da aprendizagem em um programa de EJA. Foi desenvolvida a partir da percepção dos alunos e alunas, professores e professoras de três cursos de EJA da UNIVALI ( Itajaí – Penha - Piçarras). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas, análise documental e observação. A partir da análise de dados, verificou-se que a proposta curricular de EJA da UNIVALI almeja e vêm desenvolvendo em seu objetivo no processo avaliativo, tentativas para alcançar uma avaliação da aprendizagem, mais do tipo formativa, a qual ficou evidenciada pelos professores, professoras, alunos e alunas por meio de categorias que foram apontadas pelas regulações da avaliação formativa (retroativa, interativa e proativa). Nessas tentativas, os professores e professoras sinalizam a necessidade de maior ênfase e continuidade no processo de formação continuada de modo a garantir a qualidade na implementação da proposta. Os alunos e alunas percebem a diferença nas práticas avaliativas, mostram-se satisfeitos, alguns apontam para uma compreensão mais contínua no que se refere à construção, socialização e efetivação da avaliação da aprendizagem.