Edivana Maria Stival. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS. 01/02/2006
1v. 128p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - LETRAS
Orientador(es): Susana Borneo Funck
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UCPel
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos, Preconceito, Ideologia, Identi
Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA APLICADA
Banca examinadora:
Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo
Linha(s) de pesquisa:
Texto, Discurso e Relações Sociais Investigação de processos textuais/discursivos em sua organização interna e em seu funcionamento em diferentes práticas sociais, dentro e fora do contexto escolar.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente pesquisa, realizada em uma cidade do Rio Grande do Sul, analisa os discursos sobre a Educação de Jovens e Adultos, produzidos por onze sujeitos, sendo três alunos de EJA, três alunos da escola regular, três professores e duas pessoas da comunidade. Busca-se verificar a presença explícita e/ou implícita de alguma forma de preconceito com relação à modalidade EJA. O corpus é composto de entrevistas em áudio, transcritas pela pesquisadora. A análise tem como referencial a Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente no que se refere ao papel social da linguagem, ideologia, identidade social e formas de representação dos atores sociais. O discurso é aqui entendido, na acepção de Norman Fairclough, como meio de adquirir, reproduzir, ou transformar ideologias, legitimando valores, conceitos e atitudes, e contribuindo para a discriminação, o preconceito, a exclusão e a perpetuação do poder de uns sobre outros. Os resultados da análise indicam que há preconceitos discriminatórios nos quatro grupos de discursos, embora se manifestem de diferentes formas e em diferentes graus.