CARMEM AVANI ECKHARDT. MODIFICAÇÕES OCORRIDAS A PARTIR DE UM PROCESSO
DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 01/01/2000
1v. 255p. Mestrado.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ROQUE MORAES
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA
PUCRS
Email
do autor:
CARMENE@ZAZ.COM.BR
Palavras - chave:
PROFESSORES - PROCESSO DE MUDANÇA,
PROFESSORES-ATUAÇÃO PROFI
Banca examinadora:
Elaine Vieira
Francisco Egger Moellwald
ROQUE MORAES
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Investiga
a educação de professores de ciências nas áreas de Ciências (Ensino
Fundamental), Matemática , Física, Química, Biologia e Informática aplicada à educação,
com ênfase no currículo, ensino, aprendizagem e avaliação.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação teve como objetivo
estudar modificações ocorridas em um grupo de professores a partir de um
processo de educação continuada em matemática. Realizei
a pesquisa com professores das séries iniciais numa escola municipal de Porto
Alegre, no período de 1991 a
1997. É uma pesquisa descritiva e interpretativa, de fundo qualitativo, em que
os dados coletados foram tratados pela análise de conteúdo, na qual utilizei
entrevistas semi-estruturadas, observações, bem como análise de documentos. As
mudanças aconteceram ao longo de quatro etapas: a tradicional, a de
contraposição ao modelo tradicional, a de inovação e a de (re)construção permanente. Em cada uma destas etapas, analisei
as categorias: construção do conhecimento profissional, realização profissional
e ação pedagógica. A categoria ação pedagógica apresenta uma etapa de reflexão
ingênua ou passiva, passando a uma reflexão de contraposição, para então partir
para uma práxis reflexionante e por fim num contexto
mais amplo, numa reflexão conjunta, além da individual, passa para uma práxis reflexivo-crítica do contexto amplo em que o professor se
insere. A construção da realização profissional dos professores investigados na
escola em questão passa de um mal-estar docente, a partir de um ensino
tradicional de matemática, para uma desequilibração
como forma de superação deste sentimento, para então buscar a realização na
qual há a percepção da construção própria, do grupo, do aluno e num momento
posterior sentir uma incompletude permanente e a
realização profissional efetiva. O conhecimento passa também por níveis nos
quais os professores, primeiro, não se dão conta do que acontece no ensino e na
aprendizagem (conhecimento profissional sem consciência crítica ou ingênuo) e,
posteriormente, com a intervenção do trabalho realizado pelo Laboratório de
Matemática, os conhecimentos sobre os modelos de educação começam a se tornar
conscientes (a conscientização do modelo empregado) para, então, buscarem uma
nova forma de pensar o ensino e a aprendizagem de seu alunos(
a liberação do modelo anterior) e, consequentemente, o enraizamento de um
conhecimento conscientemente provisório. Portanto, como fio condutor que
perpassa todas as categorias, está a progressiva
construção da autonomia profissional em que cada professor possui um tempo, um
modo próprio de aprendizagem para adquirir essas modificações.