CARMEM AVANI ECKHARDT. MODIFICAÇÕES OCORRIDAS A PARTIR DE UM           PROCESSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM             PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 01/01/2000

 1v. 255p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ROQUE MORAES

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS

 

Email do autor:

 CARMENE@ZAZ.COM.BR

 

Palavras - chave:

 PROFESSORES - PROCESSO DE MUDANÇA, PROFESSORES-ATUAÇÃO PROFI

 

Banca examinadora: 

 Elaine Vieira

 

 Francisco Egger Moellwald

 

 ROQUE MORAES

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS  Investiga a educação de professores de ciências nas áreas de Ciências (Ensino Fundamental), Matemática , Física, Química, Biologia e Informática aplicada à educação, com ênfase no currículo, ensino, aprendizagem e avaliação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 A presente dissertação teve como objetivo estudar modificações ocorridas em um grupo de professores a partir de um processo de educação continuada em matemática. Realizei a pesquisa com professores das séries iniciais numa escola municipal de Porto Alegre, no período de 1991 a 1997. É uma pesquisa descritiva e interpretativa, de fundo qualitativo, em que os dados coletados foram tratados pela análise de conteúdo, na qual utilizei entrevistas semi-estruturadas, observações, bem como análise de documentos. As mudanças aconteceram ao longo de quatro etapas: a tradicional, a de contraposição ao modelo tradicional, a de inovação e a de (re)construção permanente. Em cada uma destas etapas, analisei as categorias: construção do conhecimento profissional, realização profissional e ação pedagógica. A categoria ação pedagógica apresenta uma etapa de reflexão ingênua ou passiva, passando a uma reflexão de contraposição, para então partir para uma práxis reflexionante e por fim num contexto mais amplo, numa reflexão conjunta, além da individual, passa para uma práxis reflexivo-crítica do contexto amplo em que o professor se insere. A construção da realização profissional dos professores investigados na escola em questão passa de um mal-estar docente, a partir de um ensino tradicional de matemática, para uma desequilibração como forma de superação deste sentimento, para então buscar a realização na qual há a percepção da construção própria, do grupo, do aluno e num momento posterior sentir uma incompletude permanente e a realização profissional efetiva. O conhecimento passa também por níveis nos quais os professores, primeiro, não se dão conta do que acontece no ensino e na aprendizagem (conhecimento profissional sem consciência crítica ou ingênuo) e, posteriormente, com a intervenção do trabalho realizado pelo Laboratório de Matemática, os conhecimentos sobre os modelos de educação começam a se tornar conscientes (a conscientização do modelo empregado) para, então, buscarem uma nova forma de pensar o ensino e a aprendizagem de seu alunos( a liberação do modelo anterior) e, consequentemente, o enraizamento de um conhecimento conscientemente provisório. Portanto, como fio condutor que perpassa todas as categorias, está a progressiva construção da autonomia profissional em que cada professor possui um tempo, um modo próprio de aprendizagem para adquirir essas modificações.