Francisco de Campos Pacheco Neto. Mundo do trabalho e sala de aula: suas relações na construção curricular. 01/03/2005

1v. 68p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Marta Kohl de Oliveira

Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

educação de jovens e adultos, mundo do trabalho

 

Banca examinadora:

Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

 

Dependência administrativa

 Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

A presente pesquisa busca analisar os saberes do mundo do trabalho que surgem em sala de aula, e com isso contribuem para a construção do currículo real em uma sala de educação de jovens e adultos no 3º e 4º ciclo (correspondendo à 7ª e 8ª série do ensino fundamental). Com foco na área do Currículo, busca colaborar no estudo e pesquisa da área junto à Educação de Jovens e Adultos. Tem o caráter exploratório, por se realizar em apenas uma sala de aula intencionalmente escolhida, demandando algumas mediações ao se generalizar. Sem a intenção de avaliar uma proposta curricular, mas a construção do currículo real, que se materializa em sala de aula, optou-se por uma abordagem etnográfica, que apontou para as peculiaridades no uso do caderno e na ocupação do tempo em sala de aula. Os dados levantados, pela análise dos cadernos e pela observação em sala de aula, mostram que a experiência adquirida no mundo do trabalho por adultos trabalhadores os auxilia no processo escolar, seja na organização dos conteúdos registrados nos cadernos, seja na ocupação do tempo de aula, constituindo-se em importante ferramenta para que o aluno possa novamente enfrentar, agora com sucesso, as práticas pedagógicas. Por outro lado, essa experiência do mundo do trabalho aplicada em aula fortalece o discurso escolar.