RENATA RODRIGUES DE ARAUJO. SOBRE NOÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: MULHERES ALFABETIZANDAS TÊM A PALAVRA. 01/03/2006

 1v. 132p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/RIO CLARO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO

 Biblioteca Depositaria: IB-UNESP-RIO CLARO

 

 

Palavras - chave:  Noção de sujeito, Educação de jovens e adultos, Mulheres

 

 

 Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 DÉBORA MAZZA

 

 LEILA MARIA FERREIRA SALLES

 

 MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Organizações Educacionais: Políticas, Gestão e Cultura: Gestão de organizações educacionais, políticas, cultura e subjetividades  Analisar as organizações educacionais e seus contextos sociais,políticos,econômicos,históricos e culturais; analisar a dinâmica das organizações educacionais, considerando-se as estruturas formais e os seus aspectos subjetivos nelas presente

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:   CAPES - DS

 

 

Idioma(s):  Português

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O trabalho busca compreender algumas noções de constituição do sujeito, particularizando um grupo de mulheres que se reúnem em torno de objetivos comuns - serem capacitadas para exercer uma atividade produtiva buscando, dessa maneira, possibilidades de reinserção social. São mulheres de baixa renda, pouca escolaridade, desempregadas, na faixa etária de 40 anos que fazem parte da recém-formada cooperativa Usina do Trabalho, em Rio Claro, SP. Tráta-se do projeto social da empresa Multibrás, proprietária das marcas de eletrodomésticos Cônsul e Brastemp, cujo objetivo é atender às pessoas que estão às margens da sociedade “produtiva”, ou seja, pessoas que não possuem escolarização básica e estão fora do mercado de trabalho. É no âmbito das práticas educativas, que acontecem no interior da cooperativa por parte do PEJA – Projeto de Educação de Jovens e Adultos, da Universidade Estadual Paulista, de Rio Claro, que a pesquisadora realizou a pesquisa-participante, de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: apontar, no âmbito das práticas educativas, mobilizadas na Cooperativa do Trabalho, elementos que contribuam para a compreensão da constituição dos sujeitos, no momento histórico atual; apontar, no âmbito das práticas educativas, mobilizadas na Cooperativa do Trabalho, elementos que contribuam para a compreensão da constituição dos sujeitos, apontados por eles mesmos; buscar compreender, com base nas noções teóricas levantadas, como os sujeitos se constituem, particularizando este grupo de mulheres, e tomando como eixo norteador a reconstituição da trajetória desses sujeitos, na relação com o processo de aprendizagem escolar, compreendendo o espaço que os abriga, a Usina do Trabalho. Foram utilizados como dados materiais para nossa análise o material produzido por meio dos registros em diário de campo, que deram origem aos relatos da pesquisadora, os depoimentos orais dos sujeitos envolvidos e as entrevistas gravadas e transcritas posteriormente. A esse material lancei uma leitura, obviamente não a única possível, aportando-me nos estudos dos autores como Morin, Bakhtin e Vygotsky.