FERNANDA WANDERER. EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS E PRODUTOS DA MÍDIA: POSSIBILIDADES DE UM PROCESSO PEDAGÓGICO
ETNOMATEMÁTICO. 01/03/2001
1v. 133p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): GELSA KNIJNIK
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UNISINOS
Email do autor:
fwanderer@uol.com.br
Palavras - chave:
educação, Jovens, Adultos, Etnomatemática
Área(s) do conhecimento:
CURRÍCULO
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
FRANCISCO EGGER MOELLWALD
Linha(s) de pesquisa:
PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E FORMAÇÃO DO EDUCADOR Investiga práticas educativas e saberes referentes a áreas do conhecimento e currículo e à formação do educador, nas suas relações com a cultura e a sociedade.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente Dissertação analisa um processo pedagógico que vinculou a Matemática escolar com elementos da cultura de um grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida para compreender e analisar as potencialidades, na Educação de Jovens e Adultos, de um processo pedagógico etnomatemático centrado em produtos da mídia. O processo pedagógico foi realizado com uma turma do Ensino Médio noturno de um Programa de Educação de Jovens e Adultos durante o ano de 1999 em uma escola pública estadual da cidade de Estrela-RS. Para a coleta de dados, fiz uso de técnicas de inspiração etnográfica, tais como diário de campo, observações e entrevistas. Os eixos teóricos da pesquisa são as idéias presentes na área da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática. Ao desenvolver um trabalho pedagógico etnomatemático centrado em produtos da mídia, uma nova visão do ensino de Matemática foi ensaiada. Esses produtos não foram utilizados para o ensino de técnicas e fórmulas, muito menos como "ponto de partida" para o ensino da Matemática acadêmica. Sua utilização ocorreu porque pertenciam à cultura daquele grupo de alunos. Reportagens de jornal e revistas, vídeos, filmes e elementos da História do Brasil foram discutidos e analisados criticamente. Aspectos do mundo social também foram compreendidos e problematizados. As atividades desenvolvidas estiveram centradas na interpretação das temáticas estudadas. Dessa forma, os alunos puderam não somente interpretar os dados numéricos presentes nesses produtos, mas compreender questões sociais, políticas e culturais.