Carmem Verônica de Almeida Ribeiro Nóbrega. A alfabetização de adultos e idosos: novos horizontes. 01/11/2006

 1v. 85p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Luiz Gonzaga Gonçalves

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação

 

Palavras - chave:

 Alfabetização; Letramento;Trabalho

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria Auxiliadora Bezerra

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação objetivou compreender como o processo de letramento, proporcionado pela alfabetização, influencia na vida social do educando adulto e idoso, seja no âmbito pessoal, familiar ou profissional em que esteja inserido. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Projeto de Alfabetização de adultos e idosos (PROBEX), durante o período de 2002 a 2005 tendo como interlocutores um grupo de 07 (sete) adultos e/ou idosos, alunos do referido projeto. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravações em fitas de áudio, filmagens das aulas e depoimentos orais produzidos pelos interlocutores, durante a aula do curso de alfabetização. Além destes recursos, realizamos entrevistas com os alfabetizandos com o objetivo de compreender até onde a alfabetização interferiu ou não na condição de vida do aluno. Este estudo pretendeu compreender um estágio entre o adquirir a capacidade de codificar e decodificar e a sua utilização na construção da consciência crítica e cidadã dos educandos, abrindo novos horizontes intencionando entender como minimizar o problema social do analfabetismo que atinge grande parte dos adultos e idosos do nosso país. O principal referencial teórico abordado neste trabalho foi o da teoria do letramento, na qual consideramos o pensamento teórico de Soares, Kleiman , Tfouni , entre outros. Como resultado da análise, constatamos resultados positivos em relação à aprendizagem de adultos e idosos, o que leva-nos a sugerir que a Educação de Jovens e Adultos não se limite a eles, mas que se inclua também os idosos, pois se acredita que a alfabetização deva ter por objetivo desenvolver uma educação verdadeiramente integradora, para todos e o desenvolvimento das competências necessárias à melhoria da qualidade de vida da população.