Carmem Verônica de Almeida Ribeiro Nóbrega. A alfabetização de adultos e idosos: novos horizontes. 01/11/2006
1v. 85p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA
PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Luiz
Gonzaga Gonçalves
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da
UFPB/Biblioteca do Centro de Educação
Palavras - chave:
Alfabetização; Letramento;Trabalho
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Auxiliadora Bezerra
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos Estudos e pesquisas sobre teorias e
metodologias em educação de jovens e adultos.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação objetivou compreender como o
processo de letramento, proporcionado pela
alfabetização, influencia na vida social do educando adulto e idoso, seja no
âmbito pessoal, familiar ou profissional em que esteja inserido. A pesquisa foi
realizada na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Projeto de
Alfabetização de adultos e idosos (PROBEX), durante o período de 2002 a 2005 tendo como
interlocutores um grupo de 07 (sete) adultos e/ou idosos, alunos do referido
projeto. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravações em fitas de
áudio, filmagens das aulas e depoimentos orais produzidos pelos interlocutores,
durante a aula do curso de alfabetização. Além destes recursos, realizamos
entrevistas com os alfabetizandos com o objetivo de
compreender até onde a alfabetização interferiu ou não na condição de vida do
aluno. Este estudo pretendeu compreender um estágio entre o adquirir a
capacidade de codificar e decodificar e a sua utilização na construção da
consciência crítica e cidadã dos educandos, abrindo
novos horizontes intencionando entender como
minimizar o problema social do analfabetismo que atinge grande parte dos
adultos e idosos do nosso país. O principal referencial teórico abordado neste
trabalho foi o da teoria do letramento, na qual
consideramos o pensamento teórico de Soares, Kleiman
, Tfouni , entre outros. Como resultado da análise,
constatamos resultados positivos em relação à aprendizagem de adultos e idosos,
o que leva-nos a sugerir que a Educação de Jovens e Adultos não se limite a
eles, mas que se inclua também os idosos, pois se acredita que a alfabetização
deva ter por objetivo desenvolver uma educação verdadeiramente integradora,
para todos e o desenvolvimento das competências necessárias à melhoria da
qualidade de vida da população.